MODELAGEM PLANA OU MOULAGE? QUAL A MELHOR TÉCNICA?



Essa dúvida é muito frequente quando um aluno passa a estudar moda e conhece as técnicas existentes de modelagem. É comum esse questionamento, afinal, ambas as técnicas são utilizadas há anos para a construção de roupas.


Antes de apresentar a você a melhor técnica, eu preciso explicar rapidamente sobre cada uma delas, começando pela modelagem plana.


O que é modelagem plana?


A modelagem plana é a técnica de modelagem onde fazemos o molde na forma bidimensional e para isso utilizamos papel, réguas específicas e tabelas de medidas. Com essas ferramentas e um método próprio, traçamos o molde no papel, e após esse molde é passado para um tecido, onde é costurado. Além da técnica ser feita em papel, ela pode ser desenvolvida também em softwares cad/cam como o sistema Audaces ou Lectra, por exemplo.


Agora a que você já conhece a modelagem plana, vamos para a moulage.


O que é moulage?


A técnica de moulage é a técnica onde o molde é feito diretamente sobre um corpo ou manequim, ela é chamada de modelagem tridimensional, pois a medida que o molde é construído conseguimos observar todas as dimensões, e com isso conseguimos ver a roupa praticamente pronta.


Qual a diferença entre a modelagem plana ou moulage?


Como citei, a moulage é feita diretamente no tecido sobre o corpo ou o manequim, enquanto a modelagem plana é feita sobre o papel e após o molde de papel é passado para o tecido. Outra diferença é que a modelagem plana possuí vários métodos tais como: Método centesimal, MIB, Senac... enquanto na moulage existe apenas a moulage francesa.


Qual o método é mais fácil? A modelagem plana ou a moulage?


Se você assim como eu tem dificuldades com números e cálculos matemáticos, com certeza a moulage é mais fácil, pois ela é mais intuitiva. É muito mais fácil olhar o tecido no manequim e entender onde vai uma pence, não é mesmo? Agora, imagine olhar um papel, tabelas e roteiros e ter que fazer transferências de pence sem entender o que vai resultar, já que é difícil entender quando o molde está no plano bidimensional.


E então, qual a melhor técnica?


Particularmente eu prefiro a moulage, pois a técnica auxiliou com que eu entendesse melhor a modelagem plana. O único ponto negativo que eu vejo na moulage é o fato de precisar do manequim ou de uma modelo, enquanto que na modelagem plana precisamos somente do papel, réguas e a tabela de medidas.


Porém a moulage é a técnica que te proporciona maior liberdade, pois depois que você domina a moulage, consegue desenvolver qualquer tipo de modelagem, de forma livre e assertiva.


Outra vantagem da técnica é o fato de não precisar fazer inúmeras provas, já que enquanto está desenvolvendo o molde, consegue visualizar o resultado final, enquanto que na modelagem plana precisamos fazer o molde e após passamos para a pilotagem da peça, para aí sim, vermos o resultado do molde. E caso esse molde não tenha um resultado satisfatório, desenvolvemos novamente para o desenvolvimento do molde no papel e então novamente para a pilotagem... trabalhoso, não é mesmo?


E agora me conta, qual a melhor técnica na sua opinião?