top of page

COMO PLANIFICAR O MOLDE NA MOULAGE?


Como transformar o molde feito na moulage em um molde no papel? Talvez você já tenha se perguntado.


Vou te explicar aqui nesse post como é feita essa etapa, vamos lá:


Após o molde feito no manequim ou no corpo, precisamos corrigir as linhas, pois quando a modelagem é feita na tela, é comum que as linhas não fiquem exatas. Então neste momento é comum arrumarmos essas linhas com o uso de réguas específicas de modelagem, como a curva francesa, curva de alfaiate e esquadro.


A diferença da modelagem plana nesta etapa, é que as linhas do molde já estão prontas, basta fazer a correção apenas, enquanto que se você estivesse fazendo o molde completo na modelagem plana, teria que ir desenvolvendo o traçado.


Nessa etapa da moulage, você pode optar por fazer a correção da tela e após fazer a planificação.


​A planificação nada mais é a do que transposição do modelo para o papel, com o traçado de suas formas e todos os detalhes de cada parte do molde, e nesta fase é comum adotarmos os mesmos procedimentos utilizados na modelagem plana, cada parte do modelo reproduzido deve conter as informações e marcações sobre piques, pences, furos indicadores da altura de bolsos ou outro detalhe.


As etapas de prova e correção e gradação são as mesmas utilizadas na modelagem plana e na Moulage, com os mesmos cuidados e critérios.


Porém se você está fazendo a moulage para si, ou para uma única cliente, saiba que não é obrigatório fazer a etapa de passar o molde para o papel. Essa etapa é essencial na indústria, porém não é muito comum seu uso em ateliers.


Caso você trabalhe em indústria, saiba que ainda pode usar essa modelagem feita direto na tela e após você passará para um software como Audaces ou Lectra, caso sua empresa trabalhe desta forma.



Comments


    bottom of page