A MOULAGE NA ALTA COSTURA



Dentro do universo da moda e da costura, é muito comum falar sobre a Alta Costura, mas de fato você entende o que é esse segmento dentro da moda?


E por falar em Alta costura, vou aproveitar que estive recentemente em Paris, no chamado triângulo de ouro de Paris para te contar algumas curiosidades sobre esse universo!


A Alta Costura é como uma arte, já que as peças femininas são únicas, feitas somente em Paris, à mão e sob medida, por costureiros e estilistas das grandes maisons, e ainda, com os tecidos mais sofisticados que existem. E você sabia que para ser considerada uma casa de Alta Costura, a Maison, que significa casa em francês, precisa seguir algumas regras? Essas regras foram impostas pelo Chambre Syndicale de La Haute Couture, que é um Sindicato, criado em 1910 e que regulamenta as maisons.


A primeira regra é que para trabalhar com Alta costura é obrigatório estudar na Ecole de La Chambre Syndicale, que agora tornou-se o IFM (Institut Français de la Mode) aprender todas as técnicas, pré-requisitos e regras, inclusive em 2020 eu fiz um curso lá de forma remota em meio a pandemia e agora nessa viagem aproveitei para passar lá!


Bom, mas voltado ao nosso foco, o Sindicato também criou uma espécie de Patente da Alta Costura, ou seja, Alta Costura é feita somente em Paris, então você não pode abrir um Atelier e dizer que está fazendo Alta Costura, ou ainda, usar o nome ”Alta Costura”. Essa regra é similar a algumas industrias, como o Champagne, que é feito na região de Champagne na França, ou o queijo Minas, os Doces Portugueses, por exemplo.


Um dos objetivos da criação desta patente era evitar a cópia dos modelos e também, proteger os estilistas, pois quando Hitler invadiu a Franca, em 1940, queria levar a Alta Costura para Berlim. Então uma das regras impostas pelo sindicato é que a Maison deve estar em algum dos endereços das avenidas: Avenida Montaigne, a Champs Elysees e a Avenida Marceau. Também é obrigatório ter perfume da marca, cosméticos, acessórios como nossas queridas bolsas e sapatos.


Outra regrinha, é que os modelos devem ser feitos sob encomenda, ou seja, a cliente vai até o ateliê, tira suas medidas, essas medidas são passadas para um manequim de moulage e após, quando começam as provas a modelo retorna para a prova final– parecido ao que fazemos nos ateliês aqui no Brasil.


E por fim, e o foco deste post e desse blog, todos os modelos são feitos em moulage. Por isso é comum vermos tantos manequins em ateliers de Alta Costura.


E é por isso que Paris é o berço da moulage, a técnica originou-se nestes sofisticados ateliers e por isso também a importância de aprender a técnica com total fidelidade como é usada até hoje nas maisons e como ensino no meu curso online e mentoria de Moulage Francesa.