top of page

COMO FITILHAR O MANEQUIM DE MOULAGE?



Ao começarmos a trabalhar com o manequim de moulage precisamos fazer a marcação do manequim, ou também chamado como fitilho do manequim.


Na moulage chamamos essa marcação de fitilho e fitilhar o manequim é uma etapa fundamental, pois são essas medidas que vão nos guiar na construção da nossa tela e que vão garantir a excelência do nosso molde final.


Além disso, fitilhar o manequim é importante, pois, um molde bem construído guiado por essas medidas garantem o caimento perfeito da peça e esse é sem dúvida um dos segredos da moulage francesa.


Então se você ver um manequim por aí sem fitilho, saiba que a técnica feita não é a moulage, pois para fazermos o molde, como já havia citado, precisamos das linhas como base.


Agora que você entendeu o fundamento do fitilho, vamos falar sobre os materiais. Para realizarmos essa etapa, precisamos do fitilho e aqui no Brasil usamos a fita de cetim de 4 milímetros. Porém saiba que em Paris, existe um material apropriado para fazer essas marcações e que é utilizado em todos os Ateliers de Alta Costura.


Preciso salientar que não é recomendado usar fita de estilo ou a draping tape nessa etapa, esse tipo de fita serve apenas para marcações temporárias, e utilizá-las no seu manequim pode fazer com que com o tempo a cola da fita passe para a sarja do manequim e deteriore o material.


Outro material necessário nessa etapa são os alfinetes, aqui nesse momento eu recomendo o alfinete simples, pois os alfinetes com cabeça, sejam elas de vidro ou de plástico, podem dificultar na hora que estamos trabalhando com a tela no manequim e isso acaba atrapalhando na hora de manusear o nosso tecido.


Aqui nesse vídeo eu ensino os passos necessários para fazer o seu fitilho no manequim industrial e também ensino a fazer no manequim de costura.


Fitilho no manequim Draft


Fitilho no manequim de costura


O processo é exatamente o mesmo, porém como esse manequim não possui as medidas padronizadas, é comum que ele não fique 100% como o manequim industrial. Mas como já falei diversas vezes, isso não é um impedimento para aprender a moulage e fazer os seus moldes.


Utilizaremos nessa etapa os mesmos materiais para fazer o fitilho, mas às vezes é comum as pessoas terem em casa esse mesmo manequim na cor preta.


Neste caso o indicado é fazer o fitilho em uma cor contrastante, podendo ser a cor vermelha por exemplo.


Na parte do quadril do manequim de costura, temos que ter atenção, pois nem todos os manequins possuem a medida de 20 cm ou mais. Neste caso, se o seu manequim em casa não tenha a medida, você colocará o fitilho na finalização do manequim, e fará a correção do molde depois na planificação.


Viu que fácil fazer o fitilho? Faça essa etapa e não esqueça de preparar suas telas de acordo com essas marcações. Não pule etapas, pois cada um desses passos garantirão a qualidade do seu molde.

Comments


    bottom of page