top of page

TIPOS DE MARCAÇÕES DO MANEQUIM: BÁSICAS E AVANÇADAS


A marcação do manequim é item obrigatório quando vamos fazer um molde usando a moulage, certo?


Afinal são essas as linhas que nos guiam e auxiliam na hora da construção do molde. Porém para quem está começando, esta etapa pode ser um pouco confusa, e por isso costumo simplificar para quem é iniciante.


Neste momento eu costumo ensinar apenas as marcações básicas necessários, para depois, quando o aluno já tiver entendimento maior sobre a anatomia do corpo e também sobre a técnica, aí sim passamos para a próxima etapa.


Fitilhar o manequim mais de uma vez pode parecer cansativo, mas acredite, essa é a melhor forma de você treinar seu olhar.


É incrível como depois que repetimos esse processo mais de uma vez, nosso sentido fica mais aguçado com as medidas. Ah, e isso não acontece só comigo, vários alunos relatam o mesmo.


Na moulage francesa usamos as marcações completas do manequim que são: centro da frente e centro das costas, circunferência do pescoço, linha do entre cavas, busto, cintura, quadril, pequeno quadril, linha do ombro, circunferência da cava e lateral.


As marcações básicas são as linhas do centro da frente e das costas, circunferência do busto, cintura e quadril.


Com essas marcações já conseguimos fazer o moldes, porém a medida que o aluno ou profissional avance na técnica, o ideal é que o seu manequim esteja com todas essas marcações.


Caso você não conheça essas linhas, vou descrever aqui cada uma delas:


  • Circunferência do pescoço: Sua principal função é marcar o limite do molde e servir como referência para golas e decotes.

  • Centro da frente: É a linha perpendicular que vai da frente do pescoço até o fim do manequim e divide a peça ao meio.

  • Centro das costas: Mesma função, porém, ela é fixada nas costas do manequim.

  • Busto: Fixada na parte mais saliente do busto.

  • Cintura: Demarca a região da cintura no manequim, normalmente é a parte mais fina do corpo.

  • Quadril: Localizada abaixo da linha da cintura, normalmente cerca de 18 a 20 cm abaixo da linha da cintura. Dependendo da tabela e metodologia de modelagem adotada pelo modelista.

  • Costura lateral: Essa linha marca o limite onde termina a frente e começa as costas do manequim.

  • Cava: Demarcada e posicionada cerca de dois centímetros da altura do busto, a linha de cava contribui para o desenvolvimento das mangas.

  • Linha de ombro:A linha de ombro é importante na definição do caimento da peça. Eu costumo ter a linha do ombro deslocada no meu manequim, como marcação complementar para modelos específicos.

  • Entre cavas – frente e costa: Localizada acima da linha do busto.

  • Recorte princesa: Localizada sobre a linha do busto, cintura e quadril, esta linha auxilia no desenvolvimento de recortes, posicionamento de pences e desenvolvimento de vestidos e estruturas.

Além das marcações, existe um outro item que difere quem é avançado ou iniciante na técnica que é a trava do fitilho.


Essa etapa é mais avançada e costuma causar dores de cabeça e nos dedos! Literalmente.


Quando o manequim está pronto, com todas as linhas marcadas, a forma de você manter o fitilho no lugar é através da trava.


É necessário fazer essa trava mesmo se o seu manequim for um Draft, ou de outra marca, mas que seja 100% alfinetáveis, sabe porquê?


Se você não travar, no momento que começar a trabalhar pode acontecer da tela ficar presa ao fitilho e quando você puxar, o fitilho pode sair do lugar. Isso é muito comum quando trabalhamos no manequim e a etapa da trava é usada nos Ateliers de Alta Costura. Inclusive questionei isso quando fiz o curso no Sindicato de Alta Costura, em Paris, pois percebo que aqui no Brasil essa técnica da trava não é muito difundida. Inclusive esse detalhe é algo que você deve ficar de olho quando alguém diz que faz moulage seguindo o método francês!


A escolha do fitilho também pode diferir entre quem está começando ou quem já está avançando na técnica.


Quando o aluno está começando, não tem problema usar um fitilho um pouco mais grosso, de uns 0,5 cm. Porém quando já esta em nível avançado, queremos que o molde tenha o máximo de precisão, então neste caso é necessário usar um fitilho mais fino, como 0,4 cm por exemplo!


E tem também o detalhe da cor. Quando estamos começando a estudar moulage, o fitilho pode ser de uma cor só, porém quando você marcar definitivamente o seu manequim, com as travas, o ideal é demarcar as linhas verticais com a cor vermelha e as linhas horizontais (circunferências busto, quadril, pequeno quadril, pescoço) com a cor azul ou preta.


E neste caso, você deve usar uma fita de estilo ou fitilho em uma terceira cor para demarcar o estilo da peça, com os fitilhos temporários!


Então pessoal, eu espero que esse conteúdo tenha sido útil e ajude você a entender alguns dos segredos dessa técnica incrível!


Ah, e se você quiser ver na prática como é fitilhar o manequim, assista essas aulas:




    bottom of page