top of page

POSSO USAR O TECIDO FINAL PARA FAZER A MOULAGE?



A moulage é a técnica onde obtemos o molde diretamente sobre o manequim e assim como na modelagem plana não traçamos o molde diretamente sobre o tecido final, na moulage é o mesmo raciocínio.


Quando vamos fazer um molde, seja lá qual técnica escolhida, a ideia é que tenhamos esse molde para ser replicado quantas vezes forem necessárias e neste caso, se você usar o tecido final na moulage, não terá como replicar quando precisar, mesmo que a roupa seja exclusiva.


Além disso é inviável fazer a técnica no tecido final pois ao alfinetar o tecido no manequim, o mesmo poderá ficar marcado pelos alfinetes ou ainda, você pode cortar sem querer em algum momento como na hora de fazer os piques, por exemplo.


Então imagine que você está manuseando um tecido exclusivo e de custo elevado? Não vale a pena.


Outra questão é o comportamento do tecido final, se você usar como tecido final um cetim, ele não se comportará da mesma forma que um tecido em estrutura de tela, como o algodão que utilizamos, além da composição do tecido também interferir na hora de fazer o molde.


Eu sempre friso a importância de usarmos sempre o tecido de algodão, com a armação de tela e com a espessura e caimento similares ao efeito do tecido final, todas essas etapas são importantes e seguidas na moulage.

Além disso para seu molde ficar perfeito, você precisa fazer as marcações na tela e normalmente são feitas a lápis ou caneta, e aí como você faria nesse caso?


A única exceção para usarmos o tecido final é na hora de drapear. Aí sim, usamos o tecido final sobre uma estrutura, seja ela um corset ou corpete.


É essa estrutura que dá o suporte para os drapeados.


Percebe como são várias questões importantes envolvidas na hora de fazer um molde na moulage? E erroneamente como possa parecer não é somente jogarmos o tecido sobre o manequim, ela é uma técnica com algumas regras que devem ser seguidas para que seu molde tenha um caimento perfeito, assim como nos ateliers de Alta Costura!


Comments


    bottom of page