MATERIAIS ESSENCIAIS PARA PRATICAR A MOULAGE FRANCESA: O GUIA ATUALIZADO
- Francys Saleh
- 16 de jun.
- 3 min de leitura

Eu já compartilhei aqui no blog uma lista completa com os materiais essenciais para quem deseja começar (ou se aperfeiçoar) na prática da moulage francesa. Essa mesma lista também é fornecida aos alunos dos meus cursos, tanto no Curso Completo de Moulage Francesa quanto no curso de Moulage da Domestika.
Com alunos espalhados por várias partes do mundo, recebo constantemente dúvidas sobre quais materiais são realmente indispensáveis e quais são as melhores opções para adquirir. Por isso, atualizo essa lista regularmente, sempre que descubro ferramentas ou variações que possam facilitar o seu processo de aprendizado.
Neste post, além de listar todos os materiais necessários, vou comentar sobre a função de cada item e sugerir variações que podem atender melhor ao seu orçamento ou necessidade de uso.
1. MANEQUIM DE MOULAGE
O manequim é o instrumento-chave da moulage. É ele que permite criar modelagens tridimensionais diretamente no corpo da peça. Na ausência de um manequim profissional, é possível adaptar a técnica sobre o corpo humano, porém com algumas limitações.
Se você está em dúvida sobre qual modelo comprar, leve em consideração: material, altura ajustável, resistência para alfinetes e, principalmente, a fidelidade às proporções corporais. Aqui neste link, tem uma categoria no blog onde falo só sobre os manequins.
2. TECIDOS E MATERIAIS DE BASE
Sem o toile, não há moulage, portanto a importância do tecido na técnica de moulage é fundamental para o sucesso do processo de modelagem e confecção de peças de vestuário. Os tecidos utilizados determinam a qualidade do trabalho final, influenciando na precisão, durabilidade e acabamento das modelagens.
Em suma, a escolha adequada do tecido é essencial para garantir precisão, praticidade e um resultado de alta qualidade na técnica de moulage, além de ser um componente chave para o aprendizado e aperfeiçoamento no trabalho com modelagem tridimensional.
Tecidos indicados:
Tela de algodão 100% (mínimo de 3 metros para as atividades do curso Segredos da Moulage Francesa).
Existe uma variedade de algodões crus, com diferentes características e qualidades. Como tenho alunos em diversas regiões do mundo, desenvolvi um guia específico para auxiliar na escolha do algodão ideal, facilitando o processo de aquisição e garantindo melhores resultados na técnica de moulage.
TNT (tecido não tecido) mínimo 2 metros. É uma alternativa mais acessível para exercícios iniciais.
Papel para molde. Serve para transpor e arquivar as modelagens planificadas após o processo tridimensional.
3. MATERIAIS BÁSICOS DE CORTE E MARCAÇÃO
Tesoura para tecido
Tesoura para papel
Fita métrica
Porta alfinetes
Caneta para tecido
Caneta Bic comum
Lápis 6B
Carretilha
4.MATERIAIS PARA MOULAGE
Fita de cetim 0,5 cm (mínimo 15 metros na cor preta + 5 metros na cor vermelha)
Usadas para marcar as principais linhas do manequim: busto, cintura, quadril, CF (centro frente) e CC (centro costas).
Alfinetes nº 29
Alfinetes com cabeça de vidro nº 31
Esquadro
Régua de 60 cm
Curva francesa
5. MATERIAIS COMPLEMENTARES (OPCIONAIS, MAS MUITO ÚTEIS)
Pasta com plásticos transparentes (para arquivar moldes)
Tesoura de picotar tecido
Fita de estilo (draping tape)
Curva de quadril /Esquadro curvo
Curva para cavas e decotes
Régua maleável para patchwork
Marcador de barras
Carretilha de couro
Alicate de pique
Furador
Lápis em giz ou giz de alfaiate
Canetas, lapiseiras e borracha
Caneta ponta fina (ideal para anotações detalhadas)
Montar seu kit de moulage não precisa ser complicado. Comece com os itens essenciais e, à medida que for avançando, vá investindo em materiais complementares que facilitam seu fluxo de trabalho e melhoram a qualidade das suas criações.
Espero que este guia tenha sido útil para você! Aproveite para explorar as diferentes categorias disponíveis aqui no blog. Além disso, toda segunda-feira há um novo post, então não deixe de me acompanhar também no Instagram, no perfil @francyssaleh.
Comentarios