MANEQUINS PARA MOULAGE: ONDE COMPRAR?



Tenho muitos alunos matriculados no meu curso online Segredos da Moulage Francesa que moram no exterior e ao me verem trabalhando no manequim Draft também querem adquirir o manequim ou algum material semelhante.


Infelizmente para alguns países, a importação do manequim Draft é inviável por questões tarifarias e também de logística.


A Draft opera super bem no mercado Latino-americano, exporta para Bolivia, Peru, Colômbia e os manequins nesses países fazem enorme sucesso devido a fidelidade das formas do corpo e qualidade do manequim, mas nos demais países, como fica?


Pensando nisso vou apresentar aqui uma lista de manequins que podem ser adquiridos em outros países, levando em consideração os que já trabalhei ou que já ví pessoalmente, ou ainda, que minhas alunas experimentaram:


Estados Unidos - TSC Professional Dress Form


Nos Estados Unidos por exemplo, a marca que utilizam e que pude ver pessoalmente são os da marca TSC Professional Dress Form. No manequim dessa marca normalmente está escrito "Collapsible Shoulders" ou seja, os ombros do manequim podem ser recolhidos e expandidos para trabalhar com diferentes propostas de modelagem.

Outro detalhe deste manequim é que a parte aramada, chamada de grade é removível. Esta grade auxilia na hora de trabalharmos com saias.


https://theshopcompany.com


França - Siegel & Stockman


O queridinho dos ateliers de Alta Costura, eles fazem modelos especiais para as maisons e a conformação do corpo é diferente, ou seja, o modelo Haute Couture consiste em um manequim com medidas mínimas e quase nada de curvas, tal qual o corpo das modelos de passarela. Porém além dessa linha, a Stockman trabalha com alguns tipos de manequins que atendem as empresas francesas com a linha chamada Atelier, que é um manequim mais próximo do corpo feminino curvilíneo. Além disso eles também tem a linha lingerie.


http://www.siegel-stockman.com


França - Esmod


O primeiro manequim da história: O manequim de moulage dessa marca tem 180 anos de história!

Em 5 de novembro de 1854, Alexis Lavigne registrou uma patente para a fabricação de manequins moldados em gesso. Já em 1857, ele ofereceu o molde de um busto à Imperatriz Eugênia, cujas formas eram "exemplares" segundo ele. Esta excelente publicidade fez dele o "alfaiate da imperatriz", algo muito prestigiado para a época. Alexis percebe que a evolução da moda tende para a confecção, afastando-se do feito sob medida, então por isso ele padronizou sua produção de bustos que faria em vários tamanhos, com base em seus anos de estudo das diferentes conformações do corpo humano. E claro que fez sucesso, então novamente registrou uma nova patente permitindo que alfaiates e costureiras fizessem seus próprios bustos de manequins para seus clientes. E hoje, a Esmod Editions projeta seus próprios bustos de manequins dos alunos da ESMOD em todo o mundo.


https://www.esmod-editions.com


Russia e Europa - Royal Dress Forms Essa empresa é relativamente nova, de todas que apresentei ela nasceu em 2011 e vem revolucionando o mercado no exterior. Ela é popular graças aos vídeos de costura e modelagens russas e na verdade, esse manequim é considerado o melhor manequim russo.Tenho alunas que trabalham com esse manequim e relataram que é muito bom na alfinetagem e também na conformação do corpo, pois é curvilíneo, assim como o Draft.

Eu acho muito interessante o nome dos modelos, que são batizados com nomes de pessoas como Monica, Penelope, Deva, Betty. Também é uma das marcas que tem modelos em miniatura ou seja, em meia escala.


https://royaldressforms.com


Reino Unido - Kennett & Lindsell


Sabe a minha tatuagem de manequim que parece um carimbo? Foi retirado do logotipo desta marca. A K+L é a marca mais usada nas escolas de moda inglesas, a famosa Central Saint Martins e na London College of Fashion.

Os modelos são variados e é uma marca que investe em inovação: manequins com cabeça e modelos diferenciados para vários nichos. Eles também tem preços especiais para estudantes, algo que achei bem interessante e diferente comparado as outras marcas, ah e no site da marca é possível encontrar materiais diversos de modelagem, como papel, fita métrica, giz, entre outros materiais necessários!


https://www.kennettlindsell.com



Europa / América / Ásia - Spur


Essa marca é nova e ainda não vi muita publicidade sobre, porém eles desenvolvem para diversos mercados como europeu, asiático e norte americano. No site a marca relata que há 10 anos vem coletando medidas antropométricas dos corpos, para a realização de manequins com corpos realistas.


https://www.spur-dressform.com/


Japão - Bunka


Bunka Fashion College é uma renomada escola de moda japonesa de onde surgiram grandes mestres da moda e modelagem. Nesta escola há também um manequim próprio desenvolvido por eles e adotado pelos alunos. Na escola da Dorota em Paris, tive a oportunidade de conhecer de perto um modelo em meia escala.


https://www.bunka-koubai.com



E aí gostou dessa lista de opções de manequins para adquirir caso você não tenha como adquirir um modelo da Draft? Espero que esse post tenha te ajudado!