top of page

MANEQUINS AJUSTÁVEIS DE COSTURA



Como estou neste meio da Moulage há mais de 15 anos é comum me perguntarem sobre os tipos de manequins e marcas, quase que diariamente.

O assunto manequins sempre gera muitas dúvidas e por isso hoje venho falar sobre uma muito comum que é sobre o manequim ajustável.

Bom, vou fazer um adendo sobre a foto que ilustra este post, como bem sabem, eu sou perfeccionista ao extremo e não uso nenhum tipo de foto aqui neste blog que não tenha sido tirada por mim ou seja um material meu de divulgação, então como eu não tenho fotos desse tipo de manequim específico, vou colocar apenas um link aqui, caso você tenha curiosidade em saber como é, mas provavelmente se você caiu aqui no meu blog por causa desse assunto, talvez já saiba os tipos e já esteja pesquisando e quer apenas uma opinião sobre.


E caso você ainda não saiba o que é, vou explicar tudo direitinho aqui neste post, e claro dar a minha singela opinião sobre o assunto, pois eu nunca trabalhei com esses manequins, porém tenho mais de 4000 alunos no curso de moulage e muitos já me relataram como é trabalhar com eles. Então vamos lá, começando pelo início:


O que é um manequim ajustável ou manequim regulável de costura?


Um manequim ajustável ou manequim regulável de costura é um tipo de manequim com uma regulagem interna que faz com que ele aumente em vários tamanhos. Essa regulagem são espécies de botões que devem ser girados para que o manequim mude seu tamanho. Com um manequim tamanho 38, ele pode chegar até o tamanho 44.


Posso usar um manequim ajustável de costura para fazer moulage?


Se você já tem esse tipo de manequim em casa, acho válido aproveitar, porém não usaria com o intuito de aumentar ou diminuir, neste caso eu faria essa adaptação com a moulage. Eu ouvi de alunos que a engrenagem destes manequins é bem fraca e ele pode se danificar facilmente. Mas não só isso, ele costuma ser um pouco mais duro, então o ideal é fazer a adaptação com a bourrage pra ficar mais confortável de trabalhar.


Quanto custa um manequim ajustável?


O valor varia de R$ 700,00 a R$ 1,700,00


Quais as marcas dos manequins ajustáveis?


Aqui no Brasil eles são comercializados pela marca Singer, porém encontrei também uma marca que chama Flawil e Levolpe.


Qual a melhor marca de manequim ajustável?


Essa pergunta é bem comum e honestamente não tenho uma opinião formada sobre porque nunca trabalhei com nenhuma delas. A experiência que eu tenho é através dos meus alunos.


Quais as vantagens e desvantagens de um manequim ajustável?


Eu não vejo vantagens, pois o valor do modelo mais em conta chega muito perto de um manequim industrial e é muito superior ao um busto de costura simples.

Como mencionei, para trabalhar com a moulage ele não é a melhor opção.


Afinal, o que é melhor, investir em um manequim ajustável Singer ou um manequim Industrial Draft?


Eu particularmente investiria em um manequim industrial, pois especialmente para quem trabalha com a moulage, o manequim da Draft preenche todas as necessidades, enquanto o manequim ajustável além de mais caro, pode apresentar problemas nas engrenagens. O valor é similar ao de um manequim Draft industrial, então já na questão custo x benefício podemos avaliar se vale a pena ou não.


Quero frisar que é uma opinião particular, certo?

Caso você queira saber mais sobre os manequins e onde deve comprar, vou deixar os links aqui:

Comentários


    bottom of page