top of page

MANEQUIM MEIA ESCALA PARA MODELAGEM E MOULAGE


O manequim meia escala ou "escalinha" é o manequim que tem as medidas1:2, ou seja, significa que ele tem metade das medidas normais de um manequim. Ele é usado por modelistas e em cursos de moda para testes rápidos de moldes ou para exercícios de criatividade.


Esse manequim ficou popular no ano em 2020, quando a maison Dior lançou uma coleção todinha com looks em miniaturas, despertando a curiosidade para o uso desses manequins. Veja no vídeo abaixo, o processo de construção de uma coleção "Couture" em um manequim meia escala.



Para você entender melhor, o conceito de "escala" é matemático, ou seja a escala é a razão constante entre qualquer grandeza física ou química que permite uma comparação. É muito usado na área de desenho técnico.


Eu usava muito o manequim meia escala enquanto professora universitária, especialmente nas disciplinas de criação e desenvolvimento de portfólio, pois a ideia era apenas criar designs diferentes e exercitar a criatividade, então como ele é menor, acaba tornando o processo mais rápido.


Já seu uso na modelagem plana e também na modelagem tridimensional, é indicado para quem precisa testar com rapidez ou fazer estudos, por ser menor, o modelista usa menos papel e tecido na hora de fazer os testes, além de ser muito mais rápido costurar uma peça que seja em meia escala.


Moulage no manequim meia escala


Recebo frequentemente a pergunta se vale a pena ou não investir em um manequim meia escala, e gosto sempre de deixar alguns pontos bem claros e vou elencar aqui, respondendo as perguntas que são mais comuns como:


  • Como ampliar os moldes feitos no manequim meia escala?

A ampliação do molde ou seja, transformar um molde que foi feito em escala 1:2 em escala 1:1 é um processo similar a retraçar o molde com a modelagem plana. Você precisará fazer cálculos e usar um escalímetro para fazer esse processo. Para quem gosta de cálculos e tranquilo, porém para quem tem dificuldade pode ser dificultoso.


Em empresas é comum usarem softwares como Audaces, por exemplo. Basta colocar o molde no sistema e lá conseguimos ampliar e reduzir, porém eu não indico esse processo para a confecção de pecas elaboradas, apenas para peças mais simples.

  • Onde comprar um manequim meia escala?

Eu utilizo os manequins da marca Draft e indico o meia escala da marca pois ele segue uma tabela de medidas rigorosa e fiel, seguindo a forma anatômica do corpo. O link para adquirir o manequim é esse: https://www.draftmanequins.com.br/product-page/manequim-fem-escala-metade-tam-40-meia-perna


  • Qual é melhor o manequim tamanho normal ou o meia escala?

Depende seu objetivo, eu sempre aconselho para quem é estudante e precisa exercitar a criação de novos designs.


Normalmente estudantes de moda tem acesso aos manequins de tamanho normal na faculdade, então pode ser útil ter um meia escala em casa, para estudos de modelagem e criação.

A facilidade de manuseio e transporte deste manequim é ideal para esse público.


Porém se o estudante tem por objetivo ter sua marca de roupas, ou fazer roupas para si ou sua família, eu indico e recomendo o tamanho tradicional de manequim, pois fazer o processo de ampliação do molde é ao meu ver similar a traçar um molde na plana, então para que ter dois trabalhos?


Já quem trabalha em atelier também não acho que seja um bom negocio, nesse caso também aconselho a investir em um tamanho tradicional e adaptar ele a vários tamanhos com a bourrage.


Agora se você é modelista e faz inúmeros moldes e testes, aí sim, eu recomendo pela agilidade na hora de trabalhar.


E caso você tenha ficado com alguma dúvida e quer saber um pouco mais, veja esses conteúdos que gravei falando do meia escala e também usando ele na moulage:





Comments


    bottom of page