GLOSSÁRIO DE CORTE E COSTURA EM ESPANHOL



Esses dias eu postei um glossário de Corte e Costura em francês aqui no blog, já que a técnica de moulage é francesa e entender os termos auxilia quem está estudando a técnica através de livros importados, por exemplo.


Acontece que recentemente estava respondendo os e-mails dos inscritos no próximo mini curso de Moulage e para meu espanto haviam muitas mensagens de alunos interessados que vivem em países de língua espanhola.


Eu particularmente adoro países de língua espanhola, já mostrei várias viagens que fiz aqui no blog: Madrid, Barcelona, México, Uruguay, Argentina. Além de ser apaixonada pela cultura desses países, eu percebo que existe uma quantidade absurda de bons conteúdos de modelagem, moulage e costura produzidos em espanhol e vejo também que existem boas escolas de moda e cursos técnicos de costura e modelagem, exemplo disso é a Eometric na Espanha e a The Fashion Fit Studio no México.


Bom, sobre a procura dos novos alunos, fiquei muito feliz em saber do interesse, afinal já tenho alunos no curso de diversos países e inclusive que falam o espanhol, então pensando em ajudar tanto quem já é aluno ou quem está buscando entender um pouco mais sobre os termos técnicos, vamos lá:


Agujas - agulhas


Arreglos - concertos


Alfileres - alfinetes


Abreojales - abridor de casinhas / desmanchador de costuras


Bies - viés


Botón - botão


Bolsillos - bolsos


Cinta métrica - fita métrica


Coser - Costura


Copa sujetador - bojo de sutiã


Corsés - corset


Cuello - gola


Chaqueta - jaqueta


Curva para cadera - curva de quadril


Hilo - fio


Falda - saia


Maniquí - manequim


Patrones / patronaje - moldes / modelagem


Pantalones - calças


Prendas - peças / roupas


Pinza - pence


Plancha - ferro


Pliegues - pregas


Talla - tamanho


Tijeras - tesoura


Tejido - tecido