top of page

O JALECO BRANCO NA ALTA COSTURA



Esses dias uma seguidora perguntou na minha caixinha de perguntas no Instagram, qual o motivo de eu usar jaleco branco nas aulas de moulage.


Essa é uma dúvida frequente, e embora eu tenha adotado o uso do jaleco em 2020, 3 anos depois o seu uso ainda cause curiosidade.


Em 2020, quando lancei o curso Segredos da Moulage Francesa, a ideia do jaleco branco surgiu para que as aulas tivessem um ar de atelier parisiense. Nas casas de Alta Costura, todos os envolvidos na confecção de uma peça usam jaleco e um dos principais motivos é preservar a nossa roupa, pois quem já costurou sabe que é comum ficarmos com a roupa cheia de fiapos! Não é mesmo?


Quando decidimos usar o jaleco e falar sobre o uso, pedi orientação correta do professor João Braga, que é um importante historiador e professor na área da moda. Perguntei ao professor se ele tinha conhecimento ou se havia escrito sobre o uso do jaleco como uniforme. A resposta que tive é que trabalhar com jaleco branco é uma prática que já foi bastante comum em outros ofícios. Principalmente em atividades manuais, serviços que exigem maior cuidado ou em que se tem muito contato com o público. Os professores, por exemplo, usavam jaleco para dar aula, alguns ainda usam. Essa é uma prática que demonstra postura profissional, higiene, zelo, respeito e uma maior preocupação para com as outras pessoas. E claro que seguindo a mesma ideia do uso de uniformes, o uso de um jaleco serve para não sujar e não gastar a sua própria roupa. Ou seja, em resumo, trabalhar com jaleco branco é uma prática muito comum e bem vinda, não só no ramo na moda.

E quando olhamos fotos antigas dos estilistas nos ateliês, é comum vermos a figura do estilista de jaleco. Inclusive tem um livro que eu adoro, um dos meus primeiros livros de moda que chama "Moda - O século dos estilistas" de Charlotte Seeling e é repleto de fotos de estilistas trabalhando vestindo jaleco.

Reparem só nesta imagem histórica de Paul Poiret, que é considerado o primeiro estilista moderno. Seu legado é fonte de inspiração para muitos estilistas, até os dias de hoje. Nesta foto ele está de jaleco!


Já nessa imagem no atelier Chanel, a própria orienta os modelistas durante uma prova de roupa. Observe que ambos estão de jaleco também.

Aqui eu estou em uma escola em Paris, na Couture Brigade e lá eles fornecem jalecos para todos os alunos! E da mesma forma nos ateliês que visitei. Costureiros e modelistas usam o jaleco como um uniforme, uma maneira de preservar suas roupas, como você pode ver neste vídeo da Dior:


Viu que incrível?


Embora seja muito comum na França, no Brasil pode ser um pouco estranho, ainda mais porque na época que comecei a usar, nenhum outro profissional usava, depois passamos a ver outros youtubers aderindo também ao jaleco. E você, vai aderir?


Comentários


    bottom of page