top of page

A MAGIA DA PENCE



Você que caiu nesse post de paraquedas, provavelmente querendo saber mais sobre pences, certo?


Então vou deixar esse conteúdo mais didático e fácil possível, vamos lá:


O que é pence?


A definição da pence é a seguinte: A pence é como se fosse uma prega costurada no avesso, e que vai ficando estreita até desaparecer, e a sua função é eliminar as folgas, ajustando a roupa ao corpo.


Qual a função da pence, ou melhor porque devemos fazer a pence?


A pence também tem como função dar um bom caimento as roupas. E para isso é essencial que você entenda as formas do corpo.


O corpo possui curvas, pois temos os ombros, as costas, o busto, a cintura e também o quadril, e quando trabalhamos com o tecido plano, precisamos fazer as pences para que esse tecido fique ajustado ao corpo.


Quando trabalhamos tecidos elásticos, que são as malhas em geral, as pences não são necessárias, pois o tecido estica e deste modo contorna o corpo, (clique e veja este vídeo sobre moulage de malhas para entender melhor)


Já no caso do nosso tecido plano, ou seja, tecido sem elasticidade, precisamos entender sobre as pences, pois sempre trabalharemos com elas nesse caso.


Quais os métodos de modelagem podemos usar para transferir as pences?


Você pode usar a modelagem plana tradicional, a modelagem cad/cam ou a moulage.


Na modelagem plana é possível fazer as transposições de pence através de dois métodos: o método pivot e o método recorte.


O estudo das variações de pences através da moulage me auxiliou muito, pois depois que visualizei na moulage como a pence se forma e como a transferimos, tudo passou a fazer muito sentido e me ajudou a entender melhor até a modelagem plana.

Entendendo o conceito básico de transferências, vocês compreenderão o porquê elas são importantes e também para onde podem transferir ou eliminar elas, pois saiba que sempre terá que trabalhar as pences, ou seja, esse volume de tecido.

Porém o legal é que vocês não precisam trabalhar ela sempre da mesma forma, já que existem inúmeras possibilidades de trabalhar com elas, e é exatamente essas várias possibilidades que transformam uma roupa, deixando a peça com um ar sofisticado e criativo, dependendo de como você irá trabalhar.


Depois que vocês entenderem o básico das transferencias, poderá transformar em recortes, pregas e até drapeados.


Essa é a magia da pence e da modelagem!


E como eu disse, a melhor forma de estudar elas é aqui na moulage, pois assim vocês entenderão no modelo 3D ou seja, no próprio corpo, como as pences surgem e o que podem fazer com elas.


Eu tenho um vídeo super explicativo ensinando essa transferencia, eu vou deixar o link aqui e espero que esse conteúdo te ajude a entender um pouco mais sobre as pences. Nesse vídeo eu mostro todas as transferências na prática, clique aqui!


Quais os tipos de transferências de pence?


As pences podem ser posicionadas em qualquer região do corpo, as mais comuns são:


Pence tradicional, que chamamos na modelagem de pence fundamental

Pence na cava e no busto

Pence na cintura e suas variações, como a pence Dior.

Que é a pence na lateral pode ser chamada de pence francesa ou pence Dior, pois Christian Dior costumava usar essa pence em seus modelos. É uma pence que valoriza o corpo feminino, e é muito usada em vestidos e corpetes.



Como definir o tamanho de uma pence?


Outra vantagem da pence feita na moulage! Aqui não há tamanho certo ou errado de pence, ela surge automaticamente diante dos seus olhos. Basta alfinetar o tecido!

Ainda sobre as transferencias é importante que voce entenda que não há regras sobre como usar as pences, principalmente aqui na moulage, onde temos liberdade de criação! Então aproveite esse conhecimento e crie diversas possibilidades e se liberte através da moulage.





Comentarios


    bottom of page