PENCE RECORTADA OU PENCE VAZADA


Hoje vou falar de um assunto que gera muitas dúvidas nas minhas turmas de moulage, seja no curso online ou na turma de mentoria que é a pence! E caso você tenha caído aqui neste post e não entende o que é a pence, vou te explicar: A pence é como se fosse uma prega feita no tecido para que o mesmo se ajuste melhor ao corpo. Ela é responsável pelos volumes tridimensionais que criamos, para que o tecido tome forma de roupa. E quando estamos trabalhando com tecido plano, elas são sempre necessárias, podendo ser apenas transferidas ou eliminadas em recortes. E se você quiser saber mais detalhes, eu tenho uma aula no meu canal onde te mostro de forma fácil, simples e rápida como fazer as transferências das principais pences usadas na modelagem: pence no busto, pence na cintura, pence na cava, pence no decote e pence francesa ou pence diagonal, o link da aula está aqui.


Bom, mas no caso, o assunto que vou abordar hoje é o excesso do volume da pence que pode ser eliminado ainda no molde feito na moulage, pois quando estamos trabalhando com o tecido diretamente sobre o manequim, já conseguimos ter uma noção prévia de como será essa roupa e então podemos prever alguns acabamentos, como é o caso da pence vazada ou recortada.


Esse recurso é muito útil quando trabalhamos com tecidos grossos, pois assim não fica o volume do excesso de tecido, deixando a peça com um caimento melhor, seja uma blusa, saia, calça ou vestido! Esse acabamento fica bem em qualquer peça do vestuário.


O único detalhe que você precisa cuidar é em relação ao acabamento final, quando a peça tem é "mais sofisticada"

é importante colocar um forro para que assim o avesso fique com uma boa aparência.


Gostou dessa dica? Observe esse detalhe nas peças de alfaiataria por exemplo? Normalmente são peças forradas e o excesso da pence é sempre eliminado!