top of page

TOILES, MUSLIN E CALICO: ENTENDA O QUE É



Sabemos que uma roupa pode parecer bem diferente quando convertida de um desenho bidimensional para uma roupa tridimensional, certo? As proporções, detalhes e caimentos talvez precisem de alterações e este é o momento de fazermos os ajustes finais. É neste momento que entra o toile, que em francês significa tela.


Aqui no Brasil não usamos tanto esse termo, porém é um termo muito conhecido no mundo da costura, tanto é que existem a profissão "Toiliste Couture" que é o profissional que desenvolve tecnicamente a peça para a industrialização do modelo. Algo como conhecemos no Brasil por "pilotista", ou seja o profissional que elabora a peça piloto.


Bom, entendido essa primeira parte, vamos falar sobre a tela, já que é comum quando você começa a estudar sobre moulage, encontrar a palavra toile. Saiba que sua tradução literal é tela.


Algumas escolas e professores podem adotar a palavra em francês para descrever a tela da moulage, porém é bem raro.


Por outro lado, em bibliografias em inglês, é comum verificamos a palavra calico.


O calico é um tecido grosso, feito em tear de algodão e não possui tingimento.


É um tecido reconhecido em todo o mundo. É durável, forte e de baixo preço, por isso é o tecido preferido para testar as modelagens, fazer fronhas e colchas, bolsas, edredons e cortinas, bem como para vários projetos de artesanato.


O tecido é muito versátil e barato. Ele está disponível em muitos pesos diferentes, como pesado a leve, e está disponível em vários tamanhos, desde um corte menor até rolos de 10 metros, tornando-o ideal como um algodão de qualidade de escolha.


É relatado como um dos materiais mais antigos da Índia e remonta ao século XII. ‘Calico’ vem da palavra ‘Calicut’, que era um nome europeu para a cidade de Kozhikode, em Kerala (sudoeste da Índia).


E se você estuda moulage através de livros em inglês, também já deve ter lido a palavra muslin.


O muslin é a musselina, que também é um tecido de algodão. No entanto, a musselina é muito mais fina do que o calico. E também é um tecido de algodão que pode vir em uma ampla gama de pesos.


A maioria associa a musselina com suas tiras mais delicadas, isso se deve ao seu tecido mais frouxo e menor contagem de fios, mas também pode vir em um estado grosso pesado, como o calico.


Outro tecido incrivelmente versátil, o tecido de musselina é comumente usado na confecção de vestidos devido à sua durabilidade e leveza. É econômico também, então por isso é um tecido indicado para a moulage e testes de modelagens.


Também tem uma longa história. Acredita-se que remonta ao século II, encontrado por descobertas arqueológicas. Então, no século XVII, o tecido de musselina começou a ser importado da região de Bengala para a Europa.


Então para resumir aqui o post e não gerar uma bagunça na sua cabeça, entenda que o toile é a tela que usamos na moulage e também é a peça piloto.


Essa peça piloto, ou seja o toile pode ser feito com o calico ou o muslin, entendido?


Espero que esse post tenha te ajudado e que você não tenha mais dúvidas quanto aos termos.


Um beijo e até o próximo post!




    bottom of page