top of page

OS TECIDOS USADOS NA MOULAGE


Você sabia que além do algodão cru, podemos usar outros tecidos para fazer nossas telas na moulage?

Porém é importante que você entenda que na moulage sempre usamos o tecido que seja similar com o tecido final, e também sempre vamos usar a versão mais barata desse tecido para fazermos o molde.


Se você estiver fazendo o molde de um casaco por exemplo, deverá optar por um tecido que tenha a mesma gramatura do tecido que usará no final. Da mesma forma se fizer uma peça com um caimento fluido, deverá optar por um tecido com o caimento semelhante.


Outra questão importante é a composição do tecido, sempre usamos tecidos que sejam 100% algodão.


Não é indicado nenhum outro tecido que não seja nessa composição, como por exemplo tecidos com poliéster, pois o poliéster, assim como outros tecidos sintéticos não vincam o tecido, ou seja, eles não entregam a qualidade que precisamos para trabalhar com a moulage.


Bom, mas aí você pode estar se perguntando, se nunca usamos o tecido final na moulage?


Usamos sim, mas em casos muito específicos como drapeados e plissados em vestidos de festa ou peças especiais, porém sempre usando uma estrutura para dar sustentação a esse tecido.


Os tecidos mais comuns que você pode utilizar que são:

  • Morim

  • Algodão cru

  • Percal

  • Tricoline

  • Cambraia de algodão

  • Vichy

Uma outra opção de tecido, que eu costumo abrir uma pequena exceção para quem está começando a utilizar a técnica e não quer ou não pode neste momento investir no algodão cru é o TNT.

Ele não é o mais indicado, porém para quem está experimentando a técnica pela primeira vez e quer ter mais segurança na hora de cortar o tecido, ele acaba sendo uma boa alternativa.


A ideia aqui é que você experimente a técnica e conheça as suas possibilidades! Ah e você não verá nenhum atelier de Alta Costura ou curso de moda em Paris usando este material, é importante deixar essa informação bem clara, certo?

    bottom of page