top of page

O QUE É DRAPING?


Draping é um termo usado para descrever a Moulage. Enquanto a palavra Moulage deriva do francês "moule", o draping origina do inglês e significa drapear e resumidamente é o nome dado a modelagem tridimensional, que é a forma de modelar onde usamos um manequim ou corpo. Diferente da modelagem bidimensional, onde usamos tabelas de medidas e o molde é feito no papel.


Basicamente é para ser a mesma coisa, porém nem sempre, pois quando você estuda a técnica original francesa, ensinada nas escolas de Alta Costura, você entende que a técnica não recebe a tradução por lá.


Eu costumo categorizar a moulage de 3 formas: moulage francesa, ensinada na França, Draping, ensinado nos Estados Unidos e Reino Unido, e Modelagem Tridimensional ensinada no Japão.


E quero deixar registrado que é uma análise empírica, constatei esses métodos e as diferentes formas de trabalho ao longo dos anos estudando, viajando e conversando com diversos profissionais.


Ao meu ver, o draping é algo mais solto, sem regras rígidas. É o que o inglês Reagen Evans faz, por exemplo.

Ele trabalha no draping sem seguir regras, faz drapeados criativos e tem um curso sobre a técnica na Domestika.


Quando analisamos os trabalhos feitos por professores que instituem a técnica como draping, percebemos que normalmente não há marcação no manequim, o tecido não é previamente passado, medido e cortado. O processo é mais fluido e criativo. Eu particularmente uso esse método para criação, pois posso pensar com a manipulação rápida do tecido sobre o manequim, analisar o caimento do tecido e ver os efeitos.


Já a forma japonesa pode ser vista através do trabalho do The Modeliste @we.the.modeliste. Esse profissional une com maestria o rigor da modelagem plana com a Moulage. A forma como ele trabalha no manequim é de acordo com a moulage francesa, porém com alguns detalhes a mais, algo que acredito que ensinam no Bunka College pois observo em outros profissionais japoneses que estudaram lá.



Já o método francês é como ensino. Os espanhóis também seguem esse rigor e podemos ver no trabalho de Javier Martín Galán.


ONDE SURGIU O DRAPING


Assim como nos livros de moulage encontramos registros pré históricos da técnica, embora a moulage como técnica como conhecemos hoje tenha surgido com Madeleine Vionnet, o ato de drapear roupas em volta do corpo surgiu na pré história, com gregos e romanos, pois eles enrolavam os tecidos ao redor do corpo.


Já a moulage como técnica surgiu com Madeleine Vionnet. Neste caso, houve um estudo da técnica, Madeleine era uma modelista e estudiosa incansável, fazia inúmeros testes e utilizava um manequim em meia escala.


Há várias citações de estilistas que colecionam peças vintage de Madeleine e usam como ferramenta de estudo de modelagem.


Como venho estudando o uso da Moulage ao redor do mundo, observo que onde a técnica é chamada de draping, de fato ela é feita sem as regras da Moulage Francesa, ou seja, é uma técnica livre, de experimentação e que auxilia o processo criativo, pois ao jogarmos um tecido de forma aleatória sobre o manequim, vamos exercitando nossa criatividade.


Você percebe essa diferença entre as técnicas? Comente no meu perfil do instagram que quero muito saber sua opinião!










    bottom of page