top of page

MOULAGE CRIATIVA


A moulage é um excelente recurso para você desenvolver suas roupas de forma criativa, sabia?


Eu inclusive tenho vários trabalhos acadêmicos e também artigos neste sentido, provando como a manipulação do tecido no manequim auxilia no processo de desenvolvimento de ideias originais, o que te ajuda a ter sucesso na sua área de atuação, seja você um estudante de moda, designer atuante em alguma empresa ou de sua marca autoral.


A moulage tem a vantagem de ser uma técnica onde desenvolvermos a nossa criativa, pois quando manipulamos o tecido sobre o manequim é praticamente impossível não ter ideias originais.


Em sala de aula eu tinha uma disciplina onde a proposta era o exercício da moulage criativa. Os alunos usavam os manequins meia escala para fazer esses testes, pois nesse caso um manequim em miniatura é a melhor opção por ser pequeno e agilizar o processo de experimentação do tecido e de formas.


Neste momento a experimentação é livre e é como se fosse uma "conversa" com o tecido, é necessário analisar o seu caimento, alfinetar e criar formas de acordo com o que o tecido está "pedindo".


Eu sei que ao ler ou quando alguém me houve falar sobre esse processo pode parecer um pouco estanho, mas faça esse teste: pegue um pedaço de tecido e comece a manipular, você entenderá que o tecido dependendo de sua estrutura se comportará de forma que dará a você ideias de como deve trabalhar com ele.


Esse também é o momento de misturar algumas técnicas, e não apenas a moulage clássica ou a moulage francesa. Neste momento não há regras, quem manda é o tecido, e aqui neste processo é comum começarmos um modelo e após terminar com um resultado completamente diferente do que se imaginava, já que a construção com a moulage vai te mostrando novas possibilidades.


É muito interessante usar esse recurso e descobrir novas formas, volumes, texturas, combinações e caimentos.


Mas eu gosto sempre de salientar e explicar as diferenças. pois aqui estou falando de uma variação técnica ou seja, podemos chamar de moulage experimental ou criativa, na qual não seguimos o mesmo rigor das regras técnicas da Moulage tradicional ou moulage francesa, como eu ensino.


No meu canal do youtube eu ensino algumas variações da técnica original francesa e em alguns tutoriais também ensino algumas técnicas de moulage criativa, porém como eu disse anteriormente, nessa técnica de moulage não existe regra, e os resultados podem variar de acordo com o tipo de tecido e também, a forma de manipulação individual, então por esse motivo eu não costumo ensinar com frequências, já que não há um passo a passo pré definido, aqui quem manda é o tecido e a sua curiosidade para criar formas e volumes diferentes!


Existem alguns livros e autores que exploram o lado mais criativo da modelagem, então vou deixar aqui para você alguns links que irão a te ajudar ainda mais nesse processo criativo. Também deixo alguns tutoriais mais livres de moulage, para te inspirar:


Tutoriais


Livros

  • Pattern Magic - Tomoko Nakamichi https://amzn.to/2MdTVig

  • Pattern Magic 2 - Tomoko Nakamichi https://amzn.to/34NgT6F

  • Pattern Magic 3 - Tomoko Nakamichi https://amzn.to/2PGpCD2

  • Pattern Magic Tecidos Elásticos - Tomoko Nakamichi https://amzn.to/2PFPajR

  • Drapeados A Arte de Modelar Roupas - Hisako Sato https://amzn.to/34GZg8g

Comments


    bottom of page