top of page

MANEQUIM AJUSTÁVEL DE MOULAGE



Essa pergunta é bem comum e honestamente não tenho uma opinião formada sobre porque nunca trabalhei esse tipo de manequim. A experiência que eu tenho é através dos meus alunos.


Esse tipo de manequim é bem conhecido, não só no Brasil, mas vejo em lojas que visito no exterior.


Então se você já tem esse tipo de manequim em casa, acho válido aproveitar, porém não usaria com o intuito de aumentar ou diminuir, neste caso eu faria essa adaptação com a moulage. Eu ouvi de alunos que a engrenagem destes manequins é bem fraca e ele pode se danificar facilmente. Mas não só isso, ele costuma ser um pouco mais duro, então o ideal é fazer a adaptação com a bourrage para ficar mais confortável de trabalhar.


Eu não vejo vantagens, pois o valor do modelo mais em conta chega muito perto de um manequim industrial e é muito superior ao um busto de costura simples.


Eu particularmente investiria em um manequim industrial, pois especialmente para quem trabalha com a moulage, o manequim da Draft Manequins ou da Stockman para quem mora na Europa, ou outras marcas de manequins industriais preenche todas as necessidades, enquanto o manequim ajustável além de mais caro, pode apresentar problemas nas engrenagens. O valor é similar ao de um manequim industrial, então já na questão custo x benefício podemos avaliar se vale a pena ou não.


Outro motivo que você deve levar em consideração é o fato de não vermos esse tipo de manequim nos ateliers famosos ou escolas de moda.


Acredito que isso seja em função da sua durabilidade, o seu material e também a função das engrenagens internas.




Comments


    bottom of page