top of page

LAVAR TECIDO ANTES DA MOULAGE



Uma pergunta comum que recebo de quem está começando a fazer a moulage francesa é se devemos lavar o tecido quando vamos fazer a técnica? Esse pensamento surge principalmente de alunos que trabalham com costura sob medida ou aprenderam com profissionais que atuam nessa área.


Na faculdade, o ensino da costura é voltado para a indústria, então não existe essa especificação de lavar um tecido antes. Se há encolhimento do tecido, isso já é descontado na hora da modelagem e após pronta a peça, ela passa pelas etapas de tinturaria e então o encolhimento acontece.


Deste modo, embora a moulage seja uma técnica usada em ateliers de Alta Costura, não há porque molhar ou lavar a tela.


Além disso, diferentemente da costura sob medida, o tecido quando usado na moulage jamais deve ser lavado, pois precisamos da goma natural para que a tela tenha um bom comportamento.


Imagine molhar o tecido de algodão cru, ele fica completamente diferente do seu estado antes da lavagem, e além disso é necessário compreender que na moulage estamos fazendo um molde. O tecido de algodão cru servirá apenas como um meio para esse molde ser feito, ele não é o tecido final em que a peca será feita, então nesta situação não há porque lavar.


Deixo aqui um vídeo lindo da maison Chanel, onde o tecido é cortado diretamente no rolo e após passado para a etapa de preparação de tela e depois da moulage. Percebam onde em nenhum momento este tecido é lavado?



Kommentare


    bottom of page