top of page

A MODELAGEM QUE TE LIBERTA!


Sabia que a técnica de moulage, ou modelagem tridimensional tem o poder de te libertar e auxiliar na sua criatividade?


Mas para aí, se você caiu neste post de para-quedas eu vou te explicar o que é a técnica de moulage e como trabalhar com ela, também é importante te explicar sobre as vantagens da moulage em comparação com a modelagem plana e claro, a história da moulage no mundo da moda, para assim, tudo que eu te falar neste post fazer sentido! Vamos lá?


Moulage ou modelagem tridimensional é a técnica onde fazemos a roupa diretamente sobre um manequim ou um corpo de uma cliente ou modelo. Ela é uma técnica super antiga, já que na história da humanidade era comum enrolarmos os tecidos ao corpo, então essa forma de drapear o tecido é considerado uma forma de moulage.


Porém na história da moda, a moulage como técnica passou a ser difundida em meados da década de 1920, 1930 com as estilistas Madeleine Vionnet e Germaine Émilie Krebs, conhecida como Madame Alix Grès, ambas francesas.



Bom, mas voltando, após a técnica ser difundida graças ao trabalho de Vionnet e Madame Grès, a moulage passou a ser a técnica oficial das casas de Alta Costura francesas, já que com ela o molde fica perfeito, o caimento da roupa fica impecável!


Aliás, essa é uma regra imposta pela Câmara do Sindicato da Alta Costura, que regulamenta as Maisons. Tanto é que o próprio sindicato possui o curso de Moulage que apta os profissionais a trabalharem nas Maisons, e é o curso que fiz e conto mais detalhes neste post aqui.


Depois de falar um pouco sobre a história é comum surgir a seguinte questão: a moulage é usada apenas para moda festa ou roupas finas de casas de Alta Costura?


A resposta é não, já que com a técnica você pode trabalhar com qualquer molde e a técnica é indicada tanto para quem está começando na área da moda e que quer aprender a fazer a modelagem de suas peças de uma forma prática, intuitiva e que claro, quer acertar o molde logo de primeira, sem a necessidade de fazer inúmeras provas!


Além disso a moulage é uma excelente técnica para quem quer aprender mais sobre costura como hobby para si mesmo e também para sua família. Eu percebo inúmeras alunas que fazem meu curso online com esse intuito, e que depois compartilham os resultados na nossa área VIP do curso.


Outra dúvida comum entre quem quer aprender a moulage e ainda não tem o manequim, é se pode aprender a técnica sem o manequim, isso é possível? Sim, pois tenho inúmeros alunos que assistem as aulas do meu curso ou acompanham os meus conteúdos gratuitos do youtube e ainda não possuem um manequim. Muitos fazem estudos em miniaturas, em bonecas, em outras pessoas, ou ainda, começam estudando a teoria e os conceitos básicos.


Além disso é possível fazer as aulas com um manequim de costura, que é super acessível. Você encontra ele por menos de R$ 100,00 e muitos alunos e seguidores também o utilizam e conseguem fazer suas pecas, com muito sucesso!


O bacana é que com a moulage você vai entender, de uma vez por todas, como fazer a modelagem de qualquer peça e você terá o conhecimento e as ferramentas necessárias para tornar a sua criação realidade, sem depender do conhecimento de outro profissional, seja modelista ou costureira.


As suas criações ficarão perfeitas ao corpo sem a necessidade de retrabalho, aumentando sua lucratividade ao evitar perda de tempo, material e dinheiro ao precisar fazer diversos ajustes e provas, e com a planificação da tela você conseguirá replicar o mesmo molde para diversos tamanhos através da gradação do molde.


E uma das minhas partes favoritas, é que você terá a moulage como maior aliada para superar os momentos de bloqueio criativo, o que é muito comum entre designers e estilistas, já que visualizar uma folha de papel em branco costuma ser muito intimidador, não é mesmo?


Existem inúmeras vantagens para listar aqui, mas para finalizar, acho importante frisar que você não dependerá mais de moldes prontos para criar as suas peças, sejam eles comprados ou de revistas e com a moulage você usará a modelagem como diferencial das suas peças ou até aperfeiçoar as modelagens que você já sabe fazer e gosta!

Como já havia mencionando, você não vai perder mais tempo tentando fazer a modelagem através de uma técnica que não traz os resultados que você espera, e o melhor, você conseguirá visualizar, em tempo real e ainda durante a modelagem, como a peça está ficando a modelagem!


Imagine como é a sensação de pode tirar do papel todas as suas criações? Porque com a moulage você conseguirá fazer toda e qualquer modelagem!


E se por acaso você ainda tem dúvidas se a técnica é para você, saiba que é para todos, seja para quem já trabalha com costura e modelagem e deseja aperfeiçoar ainda mais o seu processo de desenvolvimento e as suas peças, para quem não quer mais depender de moldes prontos, e quer tirar suas criações do papel e se destacar através da modelagem, ou ainda, para quem tem interesse em aprender sobre costura e modelagem ou costura apenas por hobby, para sí mesmo e para a família, para quem está iniciando na área e quer aprender a fazer a modelagem de um jeito prático, intuitivo e acertar a modelagem de primeira!


Viu só?






Kommentare


    bottom of page