top of page

CURSO NA L'ECOLE DE LA CHAMBRE SYNDICALE DE LA COUTURE PARISIENNE - IFM


Para quem caiu neste post de paraquedas ou ainda, quer saber mais detalhes sobre esse curso, vou complementar com algumas informações.

Pra começar preciso falar sobre a "L'ecole" ou A escola, como ela é conhecida no meio da moda.

A L’Ecole de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne é a escola do Sindicato de Alta Costura e foi fundada em 1927, e para trabalhar com Alta Costura em um atelier francês, o profissional precisa ter estudado nessa escola, para então aprender os "Segredos da Alta Costura".

Essa escola tem cursos de formação contínua, que duram em média um ano! Esse curso que fiz foi o de curta duração e que eles oferecem 1x ao ano. Faz parte do programa Summer School. No programa completo, iríamos estudar várias peças e o curso seria de 2 semanas.

O nome do curso é Modélisme Avancé : la veste tailleur e tem um carga horária bem pesada, no horário deles é das 9:30 - 13:00 e das 14:00 até as 17:00. Foi uma semana de imersão na moulage dentro da minha própria casa, onde pude me dedicar mais de 14 horas durante 5 dias.

Se eu tivesse na França, obviamente não teria focado tanto nos estudos, pois depois que saísse da escola, não poderia praticar imediatamente no manequim.

O curso foi muito legal e no primeiro dia fizemos o tour virtual, conhecemos a instituição (incluindo a biblioteca) e a apresentação da professora, que trabalhou em alguns ateliers de Paris, dentre eles o da Sônia Rykiel.

Depois passamos para o fitilhamento, eu imaginei que não precisaria fazer esta etapa, pois meu manequim estava com todas as medidas.

Porém no material do curso estava especificado que o manequim deveria ser o da marca Stockmen, que é o manequim que utilizam nos ateliers de Alta Costura e que tem as medidas padrão do corpo das francesas/europeias.

No mais foi isso, uma experiência incrível e inesquecível, até por ser o primeiro curso de férias feito de forma remota pela "L'ecole"!

    bottom of page