QUAL O MELHOR PAPEL PARA MOULAGE?


O uso do papel na moulage é usado apenas na hora da planificação, ou seja, quando vamos transpor as linhas do molde feitos na tela para o papel e nessa etapa o molde ficará idêntico ao molde que é feito na modelagem plana.


Essa etapa não é obrigatória, você pode optar se planificará ou não e isso vai depender do seu nicho de atuação. Se você trabalha em indústria pode precisar do molde em papel, ou pode passar essa modelagem para um software cad/cam ou ainda, quem trabalha em atelier pode pular essa etapa e cortar a tela diretamente sorte o tecido final.


Agora se você precisa passar o molde para o papel, saiba que poderá usar o mesmo papel que já usa para fazer seus moldes na modelagem plana. Não há uma regra sobre isso.


Eu particularmente gosto de trabalhar com papel de cor branca, pois tenho dificuldade de enxergar no papel kraft ou pardo, além disso eu gosto da limpeza e da clareza das linhas no papel branco, porém é um gosto muito pessoal e como disse, não tem regra, cada modelista ou moulagista deve seguir o seu gosto pessoal ou o papel que é adotado na empresa.


Ah, importante destacar aqui que o papel monolúcido que utilizo eu aproveito o que sobra da plotter, pois como eles usam o software da Audaces, sempre sobra muito papel, então eu acabo aproveitando, ou seja eu raramente compro.


Quanto a gramatura do papel também não há uma regra, porém você deve ficar atento a durabilidade do molde e também a sua forma de armazenagem, pois dependendo da quantidade de vezes que irá utilizar, deve optar por uma gramatura maior. Aqui cabe o bom senso.


Vou listar aqui alguns dos papeis mais utilizados na moulage:


Papel Kraft ou papel pardo


É o papel mais comum usado na modelagem, e a sua diferença dos outros tipos de papel é o fato de ele não passar pelo processo de branqueamento típico dos papéis, fazendo com que o kraft permaneça em sua cor natural, em tom amadeirado, por isso ele também tem o nome de papel pardo. Ele é um papel bem resistente e flexível e pode ser encontrado em várias gramatura. Você encontra ele neste link aqui.


Papel monolúcido


Como disse, é o meu preferido. Esse papel tem como característica um acabamento diferenciado branco brilhante em uma das partes. Eu gosto de trabalhar com o lado opaco, mas é uma preferencia minha, sei que tem modelistas que preferem o lado com brilho. Aqui neste link tem mais informações sobre ele.

Papel sulfite

O papel sulfite é um dos mais utilizados para a impressão de modelos de software cad/cam durante as atividades de uma indústria têxtil, ao contrário do monolúcido ele não possui brilho, é como o papel sulfite normal porém pode ser encontrado em rolos e tamanhos maiores. Neste link você pode ver mais detalhes.


Você tem algum papel preferido para trabalhar? Caso você ainda não tenha, aconselho que você faça testes com os diversos tipos e defina qual o seu preferido, combinado?