top of page

QUAL O ALGODÃO IDEAL PARA MOULAGE?



Quando apresento a lista de materiais necessários para fazer a Moulage sempre surge essa dúvida, qual o tipo certo de algodão cru deve ser usado para os exercícios e moldes?


Na França, ou melhor, em Paris, o algodão especial para moulage é vendido para essa finalidade. Chamado de "toile a patron" pode ser traduzido como "tela para molde" e é vendido em mercearies, que são as lojas e armarinhos onde encontramos tecidos, aviamentos e demais materiais para costura e modelagem.


Quando vou a Paris costumo visitar essas lojas e na última vez visitei a Fil 2000, por indicação de um amigo. Essa loja fica próximo de onde era o prédio da Escola do Sindicato de Alta Costura, então os estudantes compravam seus materiais lá.


Nessas lojas especiais, eles tem organizado os tecidos por gramatura. A gramatura de tecido nada mais é do que uma medida de grossura. Ou seja, é uma medida usada para verificar a densidade de um tipo de tecido. Quanto mais grosso é o tecido, maior é a gramatura dele. Normalmente a gramatura de um tecido é expressa em metros quadrados e é feito um cálculo para saber exatamente quantas gramas por metro quadrado tem aquele tecido específico. Quanto mais gramas, maior é a espessura do tecido.


Mas você não precisa saber esses dados técnicas, eu particularmente não utilizo, até porque aqui no Brasil é raro encontrar uma loja de tecidos que apresente o número exato da gramatura, então o que oriento aos alunos é analisar os tipos de algodão que estão disponíveis na loja.


Então voltando ao algodão que é comercializado em Paris, eles costumam organizar em 3 tipos: leve, médio e pesado.


A gramatura que você vai usar depende do projeto que você irá fazer. No curso de moulage eu oriento o aluno usar a gramatura média. Ela é melhor para manuseio e exercícios básicos de blocos, transferência de pences, etc.


Quando você entende para qual finalidade cada um é indicado, você fica livre dos números e entende através do toque e manuseio qual atenderá a sua necessidade. Vou explicar cada um deles:


Gramatura leve


O algodão de gramatura leve é usado para simular tecidos leves, ou seja, se o seu modelo final será feito usando uma seda, organza, crepe, musseline por exemplo. Ele é ideal para peças com a modelagem leve e fluida. Observe enquanto manuseia este tipo de tecido que ele é levemente transparente.


Gramatura média


A gramatura média compreende a maior parte dos tecidos, podemos usa-la para simular um linho, sarja leve, lã fria e tecidos de alfaiataria. Neste caso já não apresenta tanta transparência como o tecido de gramatura leve e fica no meio termo entre leve e pesado.


Gramatura pesada


Neste caso são usadas em casos muito específicos para simular uma sarja estruturada ou tecidos com dublagem. O efeito final é um tecido rígido. Aqui o tecido é bem armado.


Outro lugar que visitei este ano em busca de tecidos especiais para moulage foi a Mood em Nova York.


Fiz uma pesquisa de quais os tecidos especiais eles tinham para moulage e como estavam organizados na loja. Essa não era a primeira vez que visitava a Mood, havia feito um video em 2019, mostrando os tecidos e os materiais que eles vendem por lá. A loja é a mais incrível que conheço, um verdadeiro sonho!


Eles disponibilizam esses cartões com as amostras, no dia eles tinham apenas o tecido de espessura leve e grosso, faltava o de espessura média.

Moulage em inglês é chamado de Draping, e a tela para Moulage é chamada de Muslin. Na loja eles já tinham os metros cortados e organizados desta forma pré cortadas.

Comparando o toile a patron e o muslin com o nosso algodão cru, uma das características que observo é a falta do cheiro característico. O nosso algodão cru tem um odor muito forte, já esses outros tecidos não. Além disso, o toile a patron tem os fios de trama e urdume bem alinhados, então quando vamos cortar o tecido para fazer a tela, não é necessário fazer a conferência de alinhamento, pois ele já vem pronto.


Citei as lojas lá fora, mas aqui no Brasil, tem alguma que eu indique?


Infelizmente ainda não, pois percebo que as lojas de tecido trocam de fornecedores e compram o tecido de forma aleatora, por isso eu sempre vou a loja física e faço o teste como mencionei, verifico o toque e a transparência. Essa é a melhor forma de você escolher o tecido que vai utilizar.


E então o que acharam dessas informações? Espero que tenha sido útil pra você.

Ah, vou deixar os endereços das lojas que citei aqui:


Le fil 2000

65 Rue Réaumur, 75002 Paris, França

Metrô : Reaumur Sebastopol, Ligne 3 et 4 (é só descer na linha 4 e andar alguns passos)

https://www.fil2000-mercerie.fr


Mood Fabrics

225 W 37th St 3rd floor, New York, NY 10018, Estados Unidos (fica no 3 andar do prédio)

https://www.moodfabrics.com


    bottom of page