top of page

QUAL MODELAGEM TRIDIMENSIONAL É MELHOR: MOULAGE OU CREPAGEM?


Desde que escrevi esse post explicando sobre o que é a técnica de modelagem conhecida por "crepagem" aqui no Brasil, muitas pessoas têm enviado mensagem através do meu instagram perguntando mais detalhes sobre essa técnica.


Também é muito comum confundirem a Moulage com crepagem e vice-versa.


Se você é novo por aqui, vou te explicar rapidamente o fundamento de cada técnica e te explicar qual a melhor, especialmente se você trabalha com a modelagem de roupas casuais ou vestidos de festa.


O QUE É CREPAGEM?


A crepagem é uma técnica onde o molde é feito com fita crepe sobre um manequim ou um corpo. É considerada uma técnica de modelagem tridimensional pois trabalha o molde de forma que conseguimos ver o comprimento, largura e profundidade, enquanto na modelagem bidimensional não temos essa visão.

Neste caso o material trabalhado é apenas a fita crepe, não são usados outros tipos de materiais, diferente da moulage. Aproveitando, vou explicar o que é a moulage, assim você entenderá as diferenças e porque a moulage é a melhor técnica.


O QUE É MOULAGE?


A moulage é a técnica de modelagem tridimensional onde o molde é feito diretamente sobre o manequim. Na moulage francesa, como ensino no meu curso online, o manequim deve estar previamente marcado para receber o toile, ou a tela, que é o tecido que usamos para fazer o molde.


Esse tecido deve ter a gramatura próxima ao tecido que usaremos para a peça final, e aí já podemos ver a grande vantagem da técnica em relação a crepagem.


Quando você faz um molde com fita crepe não há como prever a questão do caimento do tecido.


A crepagem é útil quando trabalhada com tecidos elásticos e especialmente para confecção de moda praia e lingerie. Neste caso, a peça final é como uma segunda pele, então vejo que existe vantagem em seu uso, mas para confecção de vestidos de noiva, vestidos de festa ou roupas casuais, vejo que o modelista se beneficiaria com a moulage.


Na moulage a modelista pode tirar a tela do manequim e provar na sua cliente, neste momento a cliente já consegue prever como ficará o modelo no seu corpo e também auxilia para ver o caimento do tecido.


Outra vantagem é durante o processo criativo. Neste caso a modelista consegue ter ideias enquanto está construindo a tela sobre o manequim, pois o toque com o tecido nos desperta sensações que são úteis para a criação, e já a fita crepe não nos causa a mesma sensação.


Outro motivo que contribui para que eu acredite que a moulage é a melhor técnica de modelagem é seu uso nos ateliers de Alta Costura. Caso a crepagem fosse melhor, obviamente esses ateliês estariam fazendo seus vestidos e saias usando a crepagem, não é mesmo?





    bottom of page