top of page

O QUE É MOULAGE FRANCESA, O QUE É MOULAGE CRIATIVA, O QUE É TR PATTERN E O QUE É CREPAGEM?



MOULAGE FRANCESA


A Moulage francesa é a técnica de Moulage onde a roupa é feita diretamente sobre o manequim. A técnica é chamada de moulage, que vem do francês "moule" e significa "moldar", "dar forma a algo". Portanto moulage é uma forma de modelagem, também chamada de modelagem tridimensional, ou seja, a modelagem feita em 3d, em um corpo ou manequim. É chamada de moulage francesa porquê o método que eu ensino é o legítimo francês, tal qual é usado nos ateliers de Alta Costura em Paris e como é ensinado nas escolas de moda em Paris.


DRAPING


Draping vem do inglês drapear e é como a moulage é chamada em países cuja a língua é o inglês. Alguns livros de moulage também são traduzidos em espanhol como "drapeados". O draping teoricamente deveria ser a mesma técnica, porém nem todos os instrutores ensinam com o rigor e cuidado que a moulage francesa requer. Esses cuidados são: alinhamento da tela, marcações do manequim e alfinetagem, por exemplo.

Saiba que jogar o tecido sobre o manequim e seguir manipulando o tecido não é moulage francesa!


TR PATTERN OU PATTERN MAGIC


Tr pattern ou tr cutting, vem do termo em inglês transformacional reconstruction e é uma técnica popularizada pelo professor japonês Shingo Sato.

É muito comum confundirem TR com moulage, porém são técnicas distintas. O TR usa o manequim em 'vários momentos para fazer marcações, inserir papel nos moldes entre outros, porém com o nome diz em uma traducao literal é uma transformação reconstrucional, ou seja, o molde é transformado e construído e para isso precisamos de várias intervenções de costura. O molde não sai pronto do manequim como na moulage. Ele precisa ser reconstruído algumas vezes. E nem sempre ele é feito no manequim, a autora dos livros de modelagem Pattern Magic, Tomoko Nakamichi, faz seus moldes usando a modelagem plana. O resultado de alguns modelos são similares aos de Shingo. Ou seja, não tem relação com moulage.


CREPAGEM


É uma técnica usada para lingerie e corset. No Brasil ficou popular graças ao trabalho de Jum Nakao com o curso Pílulas, onde faz inúmeros moldes usando a técnica. Como o nome diz, crepagem vem de crepe, o material usado para revestir o manequim é a fita crepe. Também não pode ser confundido com a moulage, pois embora necessite de um manequim, o material usado é apenas fita crepe, e na moulage francesa usamos tela de algodão e alfinetes.


MOULAGE CRIATIVA


Pode ser considerada moulage criativa as experimentações sobre o manequim. É uma forma de moulage "mais solta", sem a necessidade de marcações. A ideia da moulage criativa é despertar a criatividade, por isso não segue regras tradicionais. Na verdade o draping é uma forma de moulage criativa, porém alguns autores e professores chamam a técnica de experimentação com esse termo.


Viu como tem diferenças? E isso que não especifiquei a modelagem plana, que é a forma de fazer o molde bidimensional, ou seja, feito apenas no papel, com a ajuda de tabelas e réguas.


Espero que esse post tenha te ajudado a entender o que é cada tipo de modelagem e você escolha a adequda para os seus projetos. Um beijo e até o próximo post.


Σχόλια


    bottom of page