MOULAGISTA: COMO ATUA O PROFISSIONAL QUE FAZ MOULAGE?


Você sabe o que é um moulagista ou como é o trabalho nessa área de atuação?


Moulagista é o profissional que faz moulage, ou seja, um modelista que faz os moldes usando a técnica de modelagem tridimensional, a técnica onde fazemos o molde diretamente sobre o manequim.


Para ser considerado um moulagista, o profissional deve dominar a técnica de moulage, entender como fazer as telas da forma correta, como é o processo de alfinetagem, fitilhamento e manipulação do tecido.


Em alguns ateliers, como nas grandes maisons ou ateliers especializados em moda festa, porém com uma produção muito grande, é esse profissional que desenvolve os moldes no manequim.


Ao fazer essa etapa, o moulagista precisa deixar a tela com todas as orientações e especificações completas no molde, pois essa tela passará para a planificação e neste momento a etapa será feita por outro profissional, que usará todas as informações contidas na tela, tais como: piques, quantidade de vezes necessária para cortar, entre outras.

Essa etapa é um pouco como acontece nas industrias onde existe o papel do modelista e do pilotista.


O modelista desenvolve o molde e após o pilotista costura a peça. Ao contrário do que muitos possam pensar o processo em grandes empresas ou maisons é feito de forma setorizada, cada pessoa é especialista em uma área, onde esse profissional possui sua expertise em determinado nicho como costura, acabamentos, bordados, modelagem e moulage.


Onde atua um moulagista?


O profissional especialista em moulage pode atuar em vários nichos porém no Brasil é comum sua atuação em grandes ateliers que produzem noivas e moda festa.

Existem grandes empresas do setor do vestuário que reconhecem a importância da moulage para a fabricação de modelos exclusivos. Essas empresas também contratam os profissionais que dominam a técnica.


Quais as habilidades necessárias para ser um bom moulagista?

Entender a moulage clássica, ou seja, a técnica original francesa como é ensinada nas escolas tradicionais de moda na França tais como: Esmod e Institut Français de la Mode, antiga l'Ecole de la chambre Syndicale de la Couture Parisienne, onde fiz um curso em 2020 e compartilhei aqui neste post.


Qual a rotina de trabalho?

Resumidamente o moulagista passa o tempo de sua jornada de trabalho desenvolvendo os moldes no manequim. Ele recebe a ficha técnica com a proposta do designer ou estilista, faz a interpretação do modelo ou seja, analisa como o modelo será construído, se tem pences, recortes, onde será a abertura do modelo, comprimento, e demais detalhes de uma peca. Após ele passará para a construção da tela e do manequim. A preparação do manequim consiste em marcar com fitilho ou draping tape o modelo pré definido e depois, preparar o tecido de algodão para fazer o molde no manequim.


Dependendo da empresa e da demanda de trabalho, o moulagista fará a planificação do molde ou entregará essa etapa para outro profissional responsável, neste caso todas as informações devem estar descritas na tela, para que na próxima etapa o responsável saiba interpretar e transpor para o molde final ou para o tecido onde cortará a peça.



Veja neste vídeo e inspire-se assistindo os moulagistas da maison Dior trabalhando. Observe como é feita a moulage industrialmente: O moulagista faz a tela e após ela é passada para o software cad/cam onde é cortada em grande escala. Esse é o exemplo clássico de como uma peça é feita em escala industrial, porém prezando pela excelência de um molde feito diretamente sobre o manequim.


Tem esse processo aqui também, onde a peça é feita para um desfile, portanto é cortada diretamente sobre o tecido final, diferente do primeiro vídeo.



E então, o que achou deste área da moda?


Um grande beijo e até o próximo post!