top of page

MOULAGE, ALTA COSTURA E PARIS


Manequins em um Mercado de Pulgas em Paris, 2009

Que a moulage carrega um ar de sofisticação todo mundo concorda, não é mesmo? E pensando na raiz de todo esse glamour que Paris carrega, devemos dar os créditos ao Rei Luís XIV, conhecido como Rei Sol.


Temos uma crença de que tudo que vem da Franca é maravilhoso: vinhos, queijos, receitas, cosméticos... de fato se você parar para pensar, o marketing feito em torno do Made in France é grandioso.


Não vou me estender muito sobre esse assunto, mas a título de curiosidade gosto muito de um livro que explica sobre esse fenômeno, chama-se A Essência do Estilo de Joan Dejean e como não é um livro propriamente de moda, nunca mostrei no canal, mas fica a dica se você assim como eu adora a França, especialmente Paris!


O que eu queria compartilhar hoje é uma reflexão sobre como a técnica de moulage traz consigo todos esses "atributos franceses". Há algo de mágico quando enrolamos o tecido no manequim e moldamos a roupa, isso é inegável, mas como é interessante pensar que uma técnica de modelagem pode evocar essas sensações, como se estivéssemos em uma Maison.


Você não sente assim enquanto está no seu manequim? Se não se sente ainda, experimente colocar uma playlist especial. (Ah, inclusive aproveito para compartilhar uma feita especialmente para quem pratica moulage francesa comigo, o link está aqui). Faça o teste, escute músicas francesas enquanto trabalha no manequim, impossível não se transportar para um grande atelier, ainda mais se você tem o hábito de usar jaleco enquanto trabalha.


Outra questão que gosto de pensar é que os grandes ateliers franceses, as Casas de Alta Costura, onde as peças são feitas manualmente, com o melhor que existe: melhores artesãos, melhores tecidos, melhores técnicas , elegem a moulage como forma de construção de um molde.


A moulage entra aqui, como melhor forma de fazer a roupa, a melhor técnica para garantir conforto, beleza e caimento perfeito. Além de ser extremamente fácil, quando comparada com a modelagem plana.


Um aspecto que gosto de compartilhar com meus alunos quando conversamos sobre a técnica, é a distinção que a moulage confere ao profissional que trabalha com ela, pois imagine a seguinte situação: sua cliente chega no seu atelier, você tira as medidas e conta a ela que fará o molde de sua encomenda usando uma técnica exclusiva de ateliers de Alta Costura. Uma técnica que ainda poucos dominam, pois existem muitos segredos, poucos cursos e preços exorbitantes em cursos presenciais, o que a torna bastante exclusiva.


Pense em como dominar essa técnica pode te capacitar e fazer com que você não apenas desenvolva moldes melhores e de forma mais rápida, mas também como pode te tornar um profissional diferenciado e requisitado!




コメント


    bottom of page