top of page

MODELISTA, COSTUREIRA E ESTILISTA DE MODA FESTA


Oi pessoal, tudo bem com vocês?


Hoje vou falar um pouco sobre esse nicho especial que é a moda festa, pois é um ramo da moda que desperta interesse, afinal quem não se encanta com um belo vestido?


Aliás, é um tema que muita gente me pergunta sobre, pois sempre associam a moulage com os vestidos de festa e há sempre a procura do curso para fazer vestidos de festa.


Tanto é que sempre que posso convido algum aluno que atua nesse segmento para dar seu feedback sobre o curso e dividir sua experiência.


Neste tempo produzindo o podcast Sala de Costura, já conversei com muitos alunos que compartilharam de forma muito generosa sobre suas experiências e desafios de empreender no segmento moda festa, especialmente estilistas, costureiras e modelistas que fazem vestidos de noiva e encontraram na moulage uma forma de otimização na forma de fazer os vestidos, além de oferecerem um serviço exclusivo para suas clientes e assim se diferenciarem da concorrência.


Nessas conversas os assuntos são variados, pois os participantes no chat ao vivo perguntam sobre temas variados que vão desde a moulage, planificação a acabamentos como costura francesa, tipos de barbatanas, melhores entretelas para trabalhar, ou ainda tipos de pontos manuais, as melhores formas de aplicar rendas, como fazer aplicação de bojos, drapeados.... enfim, sempre falamos sobre vários assuntos.


Teve uma conversa, com a Edna, onde ela contou como faz o processo de compra de tecido com a cliente ou como faz quando precisa escolher os tecidos e depois fazer a apresentação. Ainda contou como faz para testar os inúmeros tipos de tecidos que costura, durante sua produção. Além disso a Edna tem um trabalho lindo com miniaturas, ela faz réplicas dos modelos em tamanho meia escala. São um encanto!


Ah, nessas lives também é comum surgirem perguntas sobre questões mais burocráticas como contratos, com as informações de como fazer um bom contrato dicas de como precificar seu serviço ou produto, como fazer o atendimento online ou presencial, e a Deysi falou mais sobre isso e deu algumas dicas!


A Raquel, do Atelier Anne Noivas por exemplo, contou como faz quando precisa trabalhar com clientes plus size. Ela costuma fazer a moulage diretamente no corpo de suas clientes, além disso ela contou como foi seu começo, quando tinha um espaço para aluguel de vestidos e após começou a receber pedidos para fazer vestidos especiais.


O bacana de acompanhar é que esses profissionais de sucesso sempre começam de forma muito parecida: com uma produção pequena, atendendo amigos e parentes. Depois que já se sentem seguros partem para a ampliação do atelier e então passam a alavancar seus negócios.


Outro ponto em comum foi o uso da moulage, como o aprendizado correto da técnica, tal qual ela é utilizada nos melhores ateliers do mundo, deu a segurança que elas precisavam.


Vou deixar a lista com os links aqui para você estudar esse tema e tirar o melhor proveito dessas lives que são verdadeiras aulas de empreendedorismo e marketing com alunas que atuam há muitos anos nesse setor e que responderam as diversas dúvidas, mostrando que em sua qualificação profissional através da moulage, foi um grande passo de sucesso que elas deram!

Espero que você goste e que esse conteúdo te inspire, se quiser saber mais detalhes sobre o curso de Moulage Francesa acesse e conheça todos os detalhes desse treinamento onde ensino a técnica legítima francesa: www.moulagefrancesa.com.


Comments


    bottom of page