top of page

MANEQUIM DE SAIA: MINHA EXPERIÊNCIA


Oi pessoal, tudo bem com vocês?


Hoje vou falar um pouco sobre o manequim modelo de saia! Vou contar um pouco sobre a minha experiencia trabalhando com este modelo.


Eu lembro que quando recebi o meu, já estava namorando há um tempo e quando fui pro Paraná regravar o curso Segredos Da Moulage Francesa, eu refiz todo o conteúdo do curso no manequim de saia!


Ele tem uma série de benefícios para quem trabalha com peças como vestidos e saias por exemplo, além de que este modelo é o manequim tradicional nas casas de Alta Costura.


Vocês não irão ver manequins de calças nas fotos e vídeos dos ateliers parisienses, na Alta Costura essas peças são consideradas alfaiataria, e são feitas na modelagem plana, então como o curso é Segredos da Moulage Francesa, nada mais correto do que seguir o mesmo protocolo.


Ainda sobre o método francês, no curso que fiz em Paris de forma remota, o manequim para fazer o tailleur deveria ser o de saia, eu era a única que estava fazendo com o manequim de pernas. Consegui fazer tranquilamente, porém percebi que o de saia seria melhor.


Vocês sempre me perguntam sobre qual manequim comprar e por mais que eu goste de trabalhar no manequim de saia, acho o manequim de pernas mais versátil.


Lembrando que o primeiro manequim que comprei na vida era de pernas, e depois o segundo foi da Draft era de meia perna.


Uma situação que eu aconselho a comprar o de saia, é caso a pessoa trabalhe em atelier de moda festa ou faça roupas no estilo moda gospel ou evangélica, ou ainda no caso, se for para uso próprio e a pessoa ser evangélica e só usar saias e vestidos, dai não tem pq ter o manequim de pernas porque não vai fazer uma calca para sí.


Bom, outra questão importante que queria contar aqui pra vocês é a forma de fitilho que vou adotar nesse manequim. Vou usar ele apenas com os fitilhos básicos, para distinguir do outro manequim e também vou usar as medidas originais.


Porquê as medidas originais?


Eu contei pra vocês que quando fiz o curso na école, tive que refitilhar todo o meu manequim de acordo com a tabela de medidas francesas.


E aqui vou aproveitar e falar um pouco pra vocês sobre essas diferenças.


Os manequins da Draft são feitos com base no corpo da brasileira, inclusive esses estudos são constantes, ou seja, com o manequim da Draft vocês podem ter certeza de que estão trabalhando com uma tabela de medida confiável. isso é muito importante para quem trabalha na indústria principalmente.


O meu manequim de pernas, eu vou deixar com o fitilho, conforme o método europeu francês, a diferença visível é apenas no tronco? As europeias tem o tronco mais alongado, diferente de nós, brasileiras.


Então, quando forem fitilho o manequim de vocês, lembrem que tem a opção de seguir a tabela original ou alongar a cintura. Vocês ainda podem medir a cintura de vocês e transpor para o manequim, caso estejam fazendo roupas para si.


Certo pessoal? Espero que esse breve relato ajude você na hora de decidir qual modelo de manequim Draft vai comprar!



    bottom of page