top of page

FICHA TÉCNICA PARA VESTIDOS DE FESTA



Você que trabalha com moda, seja designer ou costureira já deve ter ouvido falar na importância de usar a ficha técnica certo?


A ficha técnica é um item essencial para os profissionais dos mais diferentes nichos, seja um modelista industrial ou uma costureira em uma atelier independente, todos são beneficiados quando usam este tipo de organização e documentação da sua criação.


Para quem tem um atelier é importante ter essa organização para colocar as medidas das clientes, para assim evitar eventuais transtornos na hora de criar um modelo.


Essas fichas podem ser feitas a mão, ou feitas no computador e preenchidas a mão, também podem ser preenchidas em tablets ou iPad. Inclusive existem aplicativos especiais para fazer a ficha técnica para usuários de produtos da Apple, ou ainda você pode fazer em programas como Word, Adobe Illustrator, Corel Draw ou diretamente no site Canva.


Existem modelos prontos, mas o ideal é você desenvolver o seu conforme sua necessidade.


No curso de design de moda onde lecionava, na universidade, eu ensinava os alunos a fazerem suas fichas diretamente no Corel Draw. Os alunos usavam durante o seu período de estudo em outras disciplinas, como criação e modelagem.


Existem diferenças entre as fichas técnicas usadas na industria e as fichas técnicas de atelier, em uma ficha técnica de atelier você deve usar algumas medidas específicas dos modelos que já está acostumada a desenvolver enquanto que na industria é importante salientar a questão dos acabamentos, através de desenhos técnicos detalhados.


Neste post eu vou falar um pouco sobre as especificações das fichas de atelier, especial para quem trabalha com moda festa e especialmente noivas.


Neste segmento é importante que você coloque todas as informações da cliente, desde os dados pessoais, como nome, telefone, até a data do evento e datas das provas.


Depois todas as medidas da cliente devem ser especificadas, tais como circunferências do pescoço, cintura, quadril, medidas do centro da frente, entre outras.


Essa etapa é importante pois você pode fazer o modelo através da modelagem plana ou na moulage. E caso resolva fazer a moulage, usará as medidas para fazer a bourrage no manequim, ou seja, adaptar as medidas para o corpo da sua cliente, conforme ensino nas aulas e tutoriais gratuitos.


Aqui também entra as medidas específicas de cada modelo, especialmente modelos tradicionais deste nicho como o vestido sereia por exemplo.


Também é importante que você tenha uma ideia de desenho técnico, nesta fase não precisa ser um croqui ilustrativo, mas um desenho onde você consiga visualizar a peça como ela será.


Outro detalhe importante que você pode acrescentar são os detalhes como materiais: tecidos, forros, aviamentos, ou seja, quanto mais completo e detalhado melhor.


Compartilho aqui um modelo de ficha que utilizo com os alunos há bastante tempo, este é o modelo de ficha de atelier, em breve compartilho o modelo utilizado na indústria, que como mencionei anteriormente tem algumas especificações diferentes.



Este modelo foi desenvolvido utilizando a ilustração do aplicativo Prêt-à-Template



Você pode usar essa esse modelo de ficha que desenvolvi, basta baixar no seu computador ou tablet e preencher com as informações pessoais.


Depois me conta nas redes sociais o que achou, quero muito saber o seu feedback, um beijo e até o próximo post!


Komentarai


    bottom of page