COMO FAZER MOLDES PLUS SIZE


Você já parou para pensar porque a modelagem plus size é um tema complexo?


A modelagem de forma geral possui algumas particularidades e a plus size não é diferente, pois os corpos não são iguais.


Ah, mas antes de continuar, acho importante esclarecer o que é plus size, onde surgiu o termo e o que é considerado um tamanho plus size!


O termo plus size foi criado pelos norte-americanos para definir o tamanho de roupas de modelo acima do padrão que era comercializado nas lojas. A palavra plus size significa "tamanho maior". É considerado hoje plus size o tamanho acima do 44. Sim, eu também acho um absurdo, mas são as "determinações" da indústria fashion.


Bom, acho importante complementar que eu já tive oscilações bem grandes no meu peso e quando aconteceu eu era do tipo de pessoa que acumulava gordura em todas as áreas do corpo: abdômen, bracos, pernas... já outras pessoas acumulam gordura apenas na região abdominal, outras no culote e pernas e assim por diante. Por isso a modelagem para este nicho é complexa.


No Brasil ainda temos problemas quanto a tabela de medidas industrial, então imagine quando se trata de corpos plus size?


Por isso ao meu ver a moulage ou modelagem tridimensional é a melhor forma de fazer moldes para o nicho plus size, pois a técnica de moulage aplicada ao desenvolvimento dessas peças proporciona conforto e caimento perfeito, pois o molde é feito diretamente sobre o manequim e este manequim pode estar adaptado com as medidas necessárias.


Podemos fazer isso com a técnica de bourrage. Então caso você tenha um manequim em casa ou no seu atelier, pode ir revestindo até chegar ao corpo que deseja: corpo triangular, retângulo, pera e assim por diante, você pode simular o aumento que quer e depois fazer o molde sobre este corpo.


Esta é a garantia que seu molde dará certo, e o melhor, ao fazer o molde na moulage você pode ir criando modelos que valorizem o corpo, por exemplo: o modelo em V costuma ser muito indicado para pessoas que vestem tamanhos maiores, pois valoriza a região e dá uma ideia de alongar o pescoço. Então neste caso é o momento de saber valorizar os pontos fortes no corpo e a maneira correta de valorizar.


E caso você queira complementar seus estudos na área, vou deixar a indicação deste livro que fala sobre o assunto.


É o único livro que você encontrará sobre este segmento e foi desenvolvido pela professora Marlene Mukai, especialista na área da costura e modelagem e autora de vários best sellers.


Neste livro a professora Marlene ensina várias técnicas, além de dicas e macetes especiais para quem trabalha com este segmento.


Os moldes ensinados no livro são de modelos de roupas que vestem bem os tamanhos grandes, tanto roupas clássicas e casuais, que podem ser adaptadas para diversos outros modelos.


Um outro detalhe importante apontado no livro é o tecido, pois existe um tecido adequado para cada modelo. E como a professora Marlene Mukai costuma dizer, o tecido pode valorizar uma peça ou estragá-la, então a escolha do tecido certo para cada modelo é muito importante, tão importante quanto fazer o molde de acordo com seu corpo. Certo?


Espero que você tenha gostado desse conteúdo, um beijo e até o próximo post!