COMO ESTUDAR MOULAGE DA MELHOR FORMA?


Sempre que alguém ingressa no curso, é comum a pergunta de como aproveitar e estudar da melhor forma?


Sabemos que há uma variedade de metodologias aplicadas ao aprendizado e eu costumo usar algumas quando preparo os meus materiais, pois precisamos de estímulos e experiencias diferentes para reforçar o que está sendo aprendido.


Então a dica que eu sempre dou para você ter sucesso nos estudos e aprender a técnica da melhor forma é separar um ou dois dias da semana para estudar um módulo por vez.


Claro que se você quiser e conseguir fazer os módulos de forma intensiva, não há problema, mas para uma melhor assimilação do conteúdo é bom que você possa ir se dedicando aos poucos, fazendo todos os exercícios com o máximo de atenção.


Para começar é legal falar também sobre a forma de assistir as aulas. Eu tenho o hábito de assistir vídeos e fazer as minhas anotações e após, eu faço as telas usando como base minhas anotações e observações pessoais. Isso faz com que eu reforce o aprendizado. No momento que estou na frente do manequim e faço seguindo o meu próprio roteiro, faz com que eu entenda exatamente o porque de cada movimento do tecido.


Outro processo importante é o erro. Normalmente as pessoas ficam frustradas ao errarem ou demorarem a encontrarem a solução, mas saiba que aquela expressão famosa "é errando que se aprende", faz muito sentido nos estudos de moulage. Ao cortar um tecido de forma "errada", você registra aquela experiencia e dificilmente voltará a cometer o mesmo erro.


Continuando, eu também sempre indico que ao final de cada exercício você retire a tela do manequim,

observe a tela, analise cuidadosamente cada linha que se formou no molde e após refaça as linhas com a ajuda das réguas. Esse exercício ajudará você a entender as formas do corpo e as linhas usadas na modelagem e também, a forma correta de posicionar a régua, pois só precisa posicionar a régua sobre alinha já feita, que neste caso já é uma linha anatômica, do próprio corpo.


Tudo isso é um exercício de aprendizagem e quanto mais você praticar, mais rápido entenderá a técnica de moulage e logo poderá fazer todas as suas roupas utilizando essa técnica.


Uma outra dica que eu dou, é fazer todas as marcações e identificações na tela. Às vezes você pode esquecer de fazer a marcação do Centro da Frente ou do Centro das Costas, depois façam essa marcação na mesa, na hora da planificação, mas é importante sempre identificar o molde.


Também é importante colocar uma etiqueta de identificação. Esta etiqueta deve conter informações para a identificação desse molde, tais como: o dia que você fez, o tamanho do seu manequim, a informação se usou alteração no manequim ou não, porque você pode fazer alguma tela usando a técnica de bourrage, por

exemplo.


Então é importante colocar todos os detalhes descritos no molde. Também é interessante você adotar uma pasta para os estudos, então você pode pegar uma pasta com plásticos e colocar todos os roteiros e exercícios.


Por exemplo, na aula da blusa com a pence fundamental, você irá fazer esse molde e após guardar a tela, o roteiro e a planificação desta blusa.


É muito importante que você faça esse estudo e guarde isso para posteriormente poderem consultar esses materiais. O curso fica disponível por um tempo, mas esse material ficará disponível para você a vida toda e é interessante você ter esse registro, certo?


Bons estudos!