top of page

COMO APRENDER MOULAGE?



2023 chegou e você decidiu que quer aprender Moulage? Então você está no lugar certo!


Eu sou a Francys, uma professora de moda apaixonada por Moulage, tenho 20 anos de experiência com a técnica.


Quando era estudante de moda, tive a oportunidade de estudar com os maiores mestres do Brasil e também do exterior. A técnica me ajudou a criar as peças que eu idealizava como designer de moda e mais tarde quando me tornei professora universitária, criei um método de ensino que ajudava os alunos a entenderem posteriormente a modelagem plana.


Então por experiência própria e também por experiência adquirida nos meus 12 anos de docência, posso te afirmar que a Moulage mudará a sua visão sobre modelagem, criação e construção de uma peça.


Agora se você não sabe exatamente o que é a técnica, vou te explicar:


O QUE É A MOULAGE


A Moulage é uma técnica de modelagem onde construimos a roupa diretamente sobre o manequim. Ela é uma forma eficaz de construção de molde, já que a medida que a roupa vai ficando pronta, você consegue ir visualizando o resultado final e com isso pode ir modificando e acrescentando detalhes. O bacana é que essa modelagem pode ser usada tanto em ateliês quanto nas indústrias.


QUANTO TEMPO PRECISO ME DEDICAR PARA APRENDER A MOULAGE?


Sempre digo para meus alunos que a quantidade de tempo ideal é a que você pode! Não adianta eu dizer que o correto é um número "x" de horas e você se apegar a esse número.


Cada um tem o seu tempo e uma produtividade diferente, por isso o conteúdo do curso foi desenvolvido pensando em todas essas formas!


Se você tem um mentor e um método de como chegar no seu objetivo, o restante agora é com você! Você precisa entrar com um ingrediente “mágico” que chama disciplina. Disciplina para assistir as aulas e fazer os exercícios!

E para dar um empurrãozinho, no curso eu ofereço algumas estratégias legais para você não se desmotivar durante a jornada rumo seu objetivo de aprender Moulage. Dentre essas estratégias tenho um cronograma para você se organizar.


A ideia do curso é como se fosse uma verdadeira sala de aula, onde só existe a parte boa, ou seja, eu estarei lá com você, porém não estarei te cobrando os prazos e entregas!


PRECISO SABER MODELAGEM PARA APRENDER A MOULAGE?


Saiba que por a Moulage ser uma técnica intuitiva e de fácil assimilação, ela costuma ser a porta de entrada dos estudos nesse universo da costura e modelagem. Então o aprendizado da Moulage facilitará com que você aprenda modelagem e depois a costura de uma peça.


Costuma ser assim nos cursos de graduação, primeiro o aluno aprende Moulage e posteriormente costura e modelagem plana!


Claro que se você não quiser, não precisa estudar a modelagem plana, pois a Moulage contempla todas as modelagens. Porém se o seu objetivo é ser uma modelista profissional, saiba que precisa saber todos os tipos de modelagem, incluindo cad/cam!


Mas se por acaso você já sabe costurar e também já sabe modelagem plana, saiba que esse conhecimento te auxiliará muito!

O QUE VOU APRENDER NO CURSO DE MOULAGE?


Eu ensino tudo que você precisa saber para aprender a técnica do absoluto zero, desde como alfinetar o manequim da forma correta, até como construir um tailleur francês.


Você começará aprendendo a fazer o bloco básico da saia reta e também a saia evasê, depois passará para o bloco básico da blusa com todas as transferências de pences, onde você entenderá como manipular o tecido para a formação correta das pences. Aprenderá a fazer recortes, mangas, golas variadas, como a gola smoking ou também conhecida como gola xale, a gola bebê, também conhecida como gola peter pan, tem a gola padre e a gola esporte.


E para você que está começando do zero, saiba que eu ensino a fazer a marcação do manequim e também a fazer a marcação da tela de acordo com as medidas do seu manequim. Também ensino como fazer a planificação dessa tela e a técnica de bourrage. As aulas estão divididas por módulos e o acesso é imediato.


PRECISO TER UM MANEQUIM PARA APRENDER A MOULAGE?


Não, você não precisa. A técnica pode ser feita no corpo de uma pessoa ou uma modelo. Alguns alunos até fazem o seu prórpio manequim ou investem em um manequim mais simples, como os manequins de costura. Mas sempre oriento que o melhor é investir em um manequim profissional, porém você pode ir treinando as técnicas e aprendendo os macetes da moulage nesse manequim.


ความคิดเห็น


    bottom of page