top of page

CANETAS PARA MODELISTAS: MOULAGE E MODELAGEM PLANA


Hoje vou falar aqui sobre um assunto pouco falado que é o uso de canetas na moulage, pois imagino que você, assim como eu gosta de estar por dentro de todos os materiais que utilizamos e também as novidades!


Eu uso essas canetas pincéis, pois a visualização fica mais fácil para quem me assiste, porém você não verá essa prática em ateliês ou escolas francesas.


Saiba que o correto é o lápis ou no máximo caneta bic.


Uma caneta que é permitida é a caneta fantasminha. A tinta dela desaparece com o calor do ferro. Eu particularmente não me aceirei muito com ela, mas tem gente que usa e gosta! Essa caneta é bem comum entre o pessoal que trabalha com artesanato, para nós na moulage ela é útil em alguns momentos, como o de definir um decote, uma cava ou um elemento decorativo no molde, porém tem que ter cuidado, pois como a tinta some quando o tecido é passado, podemos perder algumas informações importantes na hora da planificação. Mas de qualquer forma é um material interessante de você ter no seu kit de costura ou de modelagem.

As canetas que utilizo com maior frequência são as da marca Sharpie, e uso basicamente a preta e vermelha, gosto muito dessa caneta, pois é durável, não borra e a ponta não estraga. Além disso ela pode ser encontrada em diversos tipos de pontas - finas ou grossas. Porém você deve usar com muito cuidado e atenção, pois essa caneta é um marcador, então caso você marque seu manequim sem querer, não conseguirá tirar a mancha.


Em sala de aula é proibido o uso de canetas justamente por isso, imaginem como seriam os manequins, se a cada semestre os alunos utilizassem as canetas? Por isso em sala de aula eu sempre orientava que utilizassem somente lápis. No caso dos lápis os meus preferidos são o modelo 6b da Faber-Castell ou uma lapiseira macia, com um grafite número 9.


Em casa eu aconselho você a exercitar com a caneta fina ou com o lápis, pois estamos desenhando um molde, e o ideal é que este molde tenha o máximo de precisão nas linhas. Então este cuidado deve ser tomado também na hora de planificar a tela, cuide sempre para que o molde planificado tenha as linhas precisas, feitas com canetas de ponta fina e com cores escuras!


Também é importante ter cuidado com canetas que de gel que costumam borrar e fazem a maior bagunça! Lembre-se sempre que o seu molde precisa ficar com as linhas claras e limpas! A modelagem é como a planta de um engenheiro ou arquiteto, não é mesmo? Então faca essas etapas com muito capricho e vá aos poucos se policiando para que suas linhas fiquem o mais limpas possíveis, assim como as telas que visualizamos nos ateliers franceses!


Ah e lembrando que as dicas que dei aqui não servem apenas para moulage, na modelagem plana você também precisa de bons materiais e neste caso uma boa lapiseira! Existem lapiseiras diversas nos armarinhos e lojas de materiais escolares, porém dependendo de como você utiliza a modelagem, vale a pena você investir em um material de qualidade!


Lista de Canetas e lápis





Comentários


    bottom of page