ALGODÃO CRU: COMO VOCÊ REAPROVEITA?



Ao utilizamos a moulage com frequência é comum termos muitos retalhos de algodão cru, e então surge a dúvida, do que fazer com tantos retalhos, ou melhor, me responda, você:


O que você faz com os retalhos de tecido que usa para fazer as telas?⠀⠀⠀⠀


Assim como qualquer resíduo têxtil, devemos ter cuidado com o descarte do algodão cru, pois a indústria têxtil é uma das mais poluentes, como os dados costumam informar. E aqui quero destacar outra questão além do meio ambiente, que é a questão econômica.


Em um primeiro momento, trabalhar com o algodão cru na moulage pode parecer mais caro do que trabalhar com o papel na modelagem plana, porém o que sempre destaco é a precisão do molde na moulage, o que evita que se tenha que costurar o molde feito na modelagem plana mais de uma vez. Sem contar na necessidade de fazer a peça piloto, certo?


Aí uma outra questão que entra é a forma de reaproveitar os retalhos de algodão e as telas que já viraram molde e que poderão ser descartadas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sabia que você pode reaproveitar para fazer moldes menores como golas, recortes ou até emendas?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu sempre guardo esses retalhos e quando estou com tempo sobrando, eu passo eles a ferro, faço as medições, marco o sentido do fio e deixo todos prontos para usar novamente! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É muito útil ter esses retalhos prontos e organizados. Quem trabalha com moda festa por exemplo, costuma usar esses pequenos pedaços como recortes de corset e detalhes dos bojos dos vestidos.


Ah e uma outra dica, depois que usei todas as telas e não consigo mais reaproveitar, eu separo para doar na associação de artesãs da minha cidade, elas utilizam para fazer bonecas de tecido.


Então a marcação que faço nas telas nem atrapalha o trabalho delas, já que elas precisam lavar o algodão cru antes do uso! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E você, o que faz com suas telas depois de usadas? ⠀


Se quiser ver como faço esse reaproveitamento, olha no meu canal que fiz um vídeo mostrando na prática!


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀