A MELHOR MODELAGEM PARA MALHAS


Fazer roupas em tecidos elásticos, que acompanham as formas do corpo e que tenham um bom caimento é um grande diferencial, tanto para quem costura profissionalmente quanto para quem faz as roupas para uso próprio.


Roupas em malha nunca saem de moda, pois são confortáveis e de fácil manutenção e estão presentes em segmentos variados como moda fitness, pijamas, roupas infantis, lingerie e moda praia, por exemplo.


Porém, apesar de ser bastante popular, na hora da modelagem ela possui alguns critérios que acabam dificultando o processo.


Saiba que é muito comum surgirem dúvidas do tipo: Como trabalhar com tecidos que possuem elasticidade? ou ainda, quanto se deve reduzir no molde?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E é aí que gosto de usar a moulage, pois pulamos a etapa dos cálculos de elasticidade, prática comum de quem trabalha com modelagem plana. Na moulage essa etapa não precisa ser feita, pois ao posicionarmos a malha no manequim, ao contrário do tecido plano, onde precisamos fazer as pences para que a roupa ajuste ao corpo, na malha pulamos essa etapa.


A parte de transferências de pences também não acontece, pois precisamos apenas nos preocupar com o estiramento da malha no manequim e controlarmos para não esticar mais de um lado do que do outro.


E saiba como fazemos isso? Preparamos a malha com quadriculados.


Esse é o único cuidado que precisamos ter ao trabalharmos com tecidos elásticos na moulage. Precisamos sempre fazer essa preparação na malha, através de marcações em quadriculados.


O tamanho e a distância entre eles fica ao seu critério, eu normalmente uso a minha régua de colchão para fazer essa etapa.


Outra vantagem é a hora que vamos criar e interpretar os modelos, basta fazer a base e podemos fazer a interpretação e criação de modelos diretamente sobre o manequim. É como se tivéssemos uma tela e pudéssemos criar a vontade: criamos o decote, recortes, variações de comprimento, acrescentamos elementos de estilo, detalhes decorativos e o melhor de tudo, já prevendo como vai ficar.


Para a moulage de malhas, especialmente do nicho moda fitness o manequim ideal é o modelo de perna longa, pois alguns modelos de calças desse segmento possuem recortes.


Já para lingerie, não há necessidade de ser o modelo com a perna longa, você pode optar pelo modelo específico para lingerie. O que também serve para moda praia.


Gostou da ideia? Esqueça os cálculos de elasticidade das malhas, eliminação de pences ou retraçar os moldes do zero.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Aqui na moulage precisamos apenas fazer a marcação na malha e... voilà: Curtir o processo!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É muito rápido e assertivo trabalhar com a malha diretamente no manequim e o melhor de tudo é que conseguimos inúmeros tipos de peças: lingeries, biquínis, maiôs, blusas, vestidos, calças!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Vou aproveitar e deixar uma lista completa de aulas que gravei no meu canal sobre malhas. Todas são aulas gratuitas, então espero que você aproveite este conteúdo, e que seja muito proveitoso pra você.


Nessas aulas você aprende todo o processo, como preparar a malha para moulage, como fazer a moulage de diferentes peças como: o bloco básico na malha, tops, blusas, calça, maio, biquini, lingerie....