top of page

3 DICAS QUE FARÃO DIFERENÇA NAS SUAS CRIAÇÕES COM A MOULAGE



Eu sei que vocês adoram essas dicas rápidas de moulage, não é mesmo?


Então aproveitando, eu separei aqui alguns segredinhos que irão te ajudar na hora de fazer moldes usando a moulage, ou seja, a modelagem tridimensional! Vamos lá:



1- Tecido


A escolha do tecido que você irá fazer de tela é de extrema importância, por isso escolha um tecido que tenha o mesmo peso, caimento e textura que o tecido final que você irá utilizar. Se a peça final for de brim, escolha um algodão cru com uma gramatura similar, se o tecido final for fluido, escolha um algodão cru com gramatura de acordo.


Eu gosto sempre de utilizar o percal quando vou simular tecidos fluidos, pois o caimento fica bem similar, já que o percal não tem aquela goma característica do algodão cru. Quem me acompanha nos tutoriais do youtube sabe desta dica, pois sempre que vou fazer algum modelo com uma aparência mais "leve e festiva" eu uso um percal ou tricoline.


A malha é o mesmo processo, quando você for fazer moulage na malha, deve procurar uma malha que seja similar, porém mais barata que a malha que irá usar na peça final, pois algumas características da malha não interferem na moulage, que é o caso de malhas especiais, com antibactericida e proteção UVA/UVB.


2- Fio


É importante que você s-e-m-p-r-e obedeça o mesmo sentido do fio que irá usar ao final da peça. Se na Moulage usar o viés, a peça final também deve ser no viés, por exemplo.


Normalmente usamos o fio reto para fazermos os moldes, então é importante estar estar sempre ciente deste detalhe importante. Por isso na moulage francesa existe todo o rigor na hora da marcação da tela.


Já no caso do viés, que é um sentido de fio que valoriza certas peças, como no caso de roupas com caimentos fluidos, é importante saber usar este recurso de forma correta.


Ah, e caso você seja iniciante e não sabe ainda o que é viés, vou te explicar rapidinho: no corte em viés ao invés de você cortar o seu tecido na direção vertical ou horizontal usual que você usaria normalmente, você vai cortar em 45 graus para a trama do tecido, com isso o tecido torna-se levemente elástico, certo?!


3- Estruturas


Você pode adicionar estruturas como bojos e ombreiras para conseguir o efeito final que deseja na peça, aliás este truque é bastante utilizado nos ateliers de Alta Costura.


Quando você está fazendo um tailleur ou alguma peça especial que necessite de volume na parte dos ombros, você pode colocar a ombreira no manequim e modelar por cima. E neste caso você pode ir acrescentando quantas ombreiras achar necessário. Eu já fiz um tailleur onde usei duas ombreiras de feltro, para dar o volume que gostaria.


O mesmo acontece com blusas e tops especiais, você pode colocar o bojo no manequim e após modelar por cima, desta forma você garantirá que o modelo tenha o formato anatômico do busto.


E então, gostou das dicas? Se quiser saber mais sobre a técnica não deixe de acompanhar os tutoriais gratuitos que faço no meu canal e também no meu perfil do instagram, onde coloco dicas e conteúdos por lá também!



Comments


    bottom of page